Apesar de existirem há algum tempo, são poucas as instituições de ensino que se apropriaram das metodologias ativas e as utilizam de forma eficaz. Quando bem empregadas, essas metodologias ajudam os estudantes a assimilar o aprendizado de maneira simples e definitiva.
No entanto, para isso, os professores precisam reformular sua atuação, saindo do papel de transmissores de conhecimento para assumir o papel de facilitadores da aprendizagem, sensibilizando seus alunos sobre a importância de protagonizarem seu próprio processo de aprendizagem.
Vejamos algumas das principais metodologias ativas que os professores podem aplicar em sala de aula
1. Aprendizagem com base na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning)
O professor cria ou apresenta uma determinada problemática para os alunos tentarem solucionar, buscando eles mesmos as fontes de conhecimento necessárias à resolução do problema, principalmente desenvolvendo a criatividade e a capacidade de autoestudo.
2. Aprendizagem baseada em gamificação
Sem dúvida, é uma das melhores e mais divertidas formas de aprendizagem. Os jogos conduzem a mente em um processo de aprendizagem construtiva e lúdica, gerando sobretudo prazer em aprender.
3. Storytelling
Aqui, o professor cria uma história para explicar um determinado assunto, recorrendo mais uma vez à ludicidade para gerar motivação para a aprendizagem de seus alunos.
4. Sala de aula invertida
O conteúdo de estudo é enviado aos alunos antes mesmo da aula, para que possam estudá-lo e debatê-lo em sala de aula.
5 . Estudo de caso
É semelhante à aprendizagem baseada em problemas, mas aqui é interessante buscar casos reais relacionados à temática em estudo. Principalmente, porque os casos reais podem motivar o aluno a perceber a importância do objeto de estudo.
6. Ensino híbrido
Apesar de algumas correntes considerarem o ensino híbrido como uma modalidade de ensino ao invés de metodologia ativa, o MEC não o considera como tal. Portanto, não é errado entendê-lo como metodologia ativa. A metodologia do ensino híbrido consiste em mesclar momentos síncronos (online ou presenciais) e assíncronos (conteúdos didáticos digitais) dentro da trilha de aprendizagem dos estudantes.
7. Aprendizagem baseada em pares ou em times (peer instruction)
Esta metodologia ocorre quando o professor forma grupos ou duplas e direciona assuntos para serem debatidos entre os times, estimulando sobretudo o processo de aprendizagem colaborativa.
8. Cultura Maker
É uma forma de aprendizado bem ao estilo “mão na massa”, no qual os alunos podem colocar a teoria em prática.
9. Aprendizagem baseada em projetos (PBL – Project Based Learning)
Nesta metodologia, o professor cria um tipo de projeto para os alunos, nos quais eles enfrentarão problemas, por exemplo, muito parecidos com os que vão se deparar no mercado de trabalho.
10. Estudos do meio
Um tipo de aprendizagem baseada na análise e observação do contexto social que, consequentemente, cria nos alunos um pensamento mais crítico e reflexivo sobre o mundo.
E como as metodologias ativas podem ser utilizadas
Existem outras metodologias ativas, como o Design Thinking, que se utiliza da comunicação visual para reforçar a aprendizagem por meio de infográficos e mapas mentais.
Todas podem ser utilizadas de forma alternada e integrada, e os professores podem colocá-las em prática com facilidade, sobretudo com o uso de tecnologias de aprendizagem. Desse modo, o ensino-aprendizagem pode ser muito mais flexível e, assim, atender às mais variadas maneiras de absorção do conhecimento por parte dos alunos.
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