ACUPUNTURA
UNIDADE 01
LUCIMARA FERREIRA MAGALHÃES
Editora Telesapiens
Acupuntura Atividade Contextualizada
Pág. 2
Atividade Contextualizada (1ª opção)
Enunciado
Caro estudante, agora teremos uma oportunidade diferenciada de estudo,
reflexão e construção de conhecimento no tema abordado em nossa
disciplina.
A Acupuntura era uma arte muito utilizada entre os chineses. E com a
evolução da humanidade houve o aperfeiçoamento dessa técnica. No
início, as agulhas eram de pedra; hoje são de ligas de prata, de ouro ou
de aço inoxidável.
Em meio a evolução da acupuntura, existem diversas teorias, que vai desde
a teoria do “ponto isolado” para a “teoria dos meridianos” que liga os pontos
aos órgãos.
Com relação as teorias da acupuntura, podemos dispor que uma delas é a
teoria dos cinco elementos. Sabendo disso, elabore um texto de 5 a 15 linhas
expondo em que consiste essa teoria.
Sugestão de texto: Como forma de contribuir para a elaboração do seu texto,
leia o artigo de Jonileide Mnagueira da Siva (2012), intitulado de “Acupuntura
e Psicologia: um estudo dos cinco elementos”. Artigo esse que trata das
teorias da acupuntura. Disponível em
https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/13/49_-
_Acupuntura_e_Psicologia_um_estudo_dos_cinco_elementos.pdf
Ao final da elaboração de sua atividade, não se esqueça de postá-la no local
indicado do Ambiente Virtual de Aprendizagem e comentar as postagens
dos colegas.
Boa prática!
Editora Telesapiens LUCIMARA FERREIRA MAGALHÃES
Pág. 3
Rubricas de correção (da 1ª opção)
RUBRICAS
Critérios
Excelente
Proficiente
Competente
Aprendiz
O aluno será
considerado
excelente,
quando:
Elaborar um texto
dissertativo
contendo que a
teoria dos cinco
elementos está
ligada a cinco
elementos de
Wu-Hsing, sendo
que Wu significa
cinco e Hsing,
andar.
Descrevendo
ainda, que os
cinco elementos
são: a Madeira,
o Fogo, a Terra,
o Metal e a
Água, sendo eles
os cinco
elementos
básicos
que constituem
a natureza.
Existe entre eles
uma
interdependência
que determinam
seus estados de
constante
movimento e
mutação. Essa
teoria é usada
como guia na
prática
médica. Pois
ocupa um lugar
importante na
medicina
chinesa, porque
todos os
fenômenos dos
tecidos e dos
O aluno será
considerado
proficiente nesta
atividade,
quando ele
demonstrar
estar
devidamente
contextualizado
sobre o tema de
estudo, além
de:
Elaborar um
texto contendo
ao menos 3
elementos da
teoria dos cinco
elementos e
como essa teoria
é usada.
O aluno será
considerado
competente
nesta atividade,
quando ele
demonstrar ter
uma visão
assertiva,
porém limitada,
acerca: das
reflexões,
citando ao
menos 3
elementos da
teoria dos cinco
elementos.
O aluno será
considerado
aprendiz nesta
atividade,
quando ele
não
demonstrar
domínio do
conteúdo
estudado, não
tendo
conseguido
elaborar o
texto nem
citar nada
sobre a teoria
dos cinco
elementos.
Acupuntura Atividade Contextualizada
Pág. 4
órgãos, da
fisiologia e
da patologia do
corpo humano,
estão
classificados e
são
interpretados
pelas inter-
relações desses
cinco elementos.
Editora Telesapiens LUCIMARA FERREIRA MAGALHÃES
Pág. 5
Atividade Contextualizada (2ª opção)
Enunciado
Caro estudante, agora teremos uma oportunidade diferenciada de estudo,
reflexão e construção de conhecimento no tema abordado em nossa
disciplina.
A acupuntura consiste em um método terapêutico que, por meio da utilização
de agulhas, estimula os pontos específicos da pele. O estímulo desses pontos
tem como característica primordial o fluxo energético da pele.
Para que a acupuntura seja praticada é necessário a observação dos
elementos de biossegurança, que consiste no processo operacional e
funcional de fundamental importância em serviços de saúde, pois aborda
medidas de controle de infecções tanto para proteção da equipe de
assistência, quanto os usuários em saúde.
Com relação a biossegurança relacionada a acupuntura, elabore um texto de
10 a 15 linhas contendo os tipos de acidentes e reações indesejáveis que
podem acontecer na prática desse método terapêutico.
Sugestão de texto: Sobre as normas de biossegurança em acupuntura, leia o
Manual de Biossegurança em acupuntura elaborado pela Secretaria de Estado
de Saúde do Rio de Janeiro (2003). Disponível em:
http://www.portalunisaude.com.br/arquivos/file/manual%20de%20biosseg
uranca.pdf
Ao final da elaboração de sua atividade, não se esqueça de postá-la no local
indicado do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Boa prática!
Acupuntura Atividade Contextualizada
Pág. 6
Rubricas de correção (da 2ª opção)
RUBRICAS
Critérios
Proficiente
Competente
Aprendiz
O aluno se
considerado
proficiente nesta
atividade,
quando ele
demonstrar
estar
devidamente
contextualizado
sobre o tema de
estudo, saber
apresentar ao
menos 3 tipos
de acidentes.
O aluno será
considerado
competente
nesta atividade,
quando ele
demonstrar ter
uma visão
assertiva,
porém limitada,
acerca da
temática,
citando ao
menos 1 tipo de
acidente.
O aluno será
considerado
aprendiz
nesta
atividade,
quando ele
não
demonstrar
domínio do
conteúdo
estudado, não
tendo
conseguido
citar nenhum
tipo de
acidente.
Editora Telesapiens LUCIMARA FERREIRA MAGALHÃES
Pág. 7
Acupuntura Atividade Contextualizada
Pág. 8
Editora Telesapiens LUCIMARA FERREIRA MAGALHÃES
Pág. 9