TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Ambiente Pessoal de Aprendizagem, o que é isso? - Telesapiens
out 13

Ambiente Pessoal de Aprendizagem, o que é isso?

Em princípio, você pode estar pensando que está diante de mais uma entre tantas novas nomenclaturas para repaginar velhos conceitos. De fato, algumas velhas definições estão sendo postas em questionamento depois da proposição deste novo conceito, mas, é inegável que os ambientes pessoais de aprendizagem (APA) irão quebrar todos os paradigmas dos ditos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) ou Learning Management Systems (LMS). Mas, afinal, o que é um APA? Qual a diferença entre um APA e um AVA? Quais as alternativas disponíveis no mercado?

 

O que é um APA?

 

O termo Ambiente Pessoal de Aprendizagem foi proposto, pela primeira vez, por  Bill Olivier e Oleg Liber (2001) na Bolton Institute, Inglaterra. A partir daí, o termo começou a ser amplamente estudado pela academia em várias partes do mundo, recebendo inúmeras definições e características, como as seguintes:

 

  • Ambiente onde as pessoas, comunidades e recursos interagem de forma muito flexível (WILSON, 2008);

 

  • É a forma simples de partilhar e agregar as experiências de aprendizagem através da configuração e manipulação de artefatos digitais (LUBENSKY, 2006);

 

  • Proporciona ao aprendiz um espaço pessoal sob seu controle, que possibilita o desenvolvimento e compartilhamento das suas opiniões (SIMÕES, 2010);

 

  • É baseado em interfaces web, em software social e na promoção da autonomia do aprendiz (ATTWELL, 2007);

 

  • Permite ao aprendente controlar a sua aprendizagem através de uma pauta de notas (RODRIGUES, 2013, p. 27).

 

Apesar de não haver um conceito consolidado sobre o tema, o senso comum converge para a seguinte definição:

 

Ambientes pessoais de aprendizagem (APA) ou, do inglês, Personal Learning Environment (PLE), são plataformas que permitem ao aprendiz anotar, importar e organizar seus próprios conteúdos aprendidos de uma forma pessoalizada, podendo desenvolver o estudo colaborativo com seus colegas, tutores e professores, por meio de cadernos de grupos ou cadernos compartilhados.

 

O termo “pessoalizado” é superlativo em relação ao “personalizado”. Algo personalizado pode ser configurado quanto à sua estética e funcionalidades, mas não em relação ao seu próprio conteúdo. Por isso usamos o termo “pessoalizado”, para enfatizar a personalização de conteúdos em caráter extremo. Digamos que esta seja a definição mais completa que conseguimos compilar face a tantas conjecturas encontradas no mundo acadêmico.

 

Qual a diferença entre um APA e um AVA?

 

Diferentemente dos AVA, onde o conteúdo é hospedado pela instituição de ensino e consumido, de forma compulsória, pelos alunos, os APA permitem que esses conteúdos possam ser cocriados por alunos e professores, em um processo de construção do conhecimento de forma colaborativa.

 

Vamos conhecer mais afundo essas diferenças?

 

 

Quais as opções de APA no mercado?

 

Por ser bastante recente, o paradigma dos APA ainda não encontra muito respaldo no mercado de softwares e aplicativos. Atualmente, a suíte OniLearning é a única que se apropria desse conceito, disponibilizando um ambiente pessoal de aprendizagem, intitulado OniMine, para os estudantes conseguirem criar seus cadernos e organizar os conteúdos dentro dele. O OniMine é gratuito e pode ser baixado na versão Android pelo site da OniLearning Technology: www.onilearning.com.br.

 

Outro aplicativo de arquitetura web, chamado OniProf, também faz parte dessa suíte e serve para os professores planejarem e dispararem conteúdos para os APA de seus alunos. A suíte ainda conta com o OniActive, que é um LMS tradicional de apoio ao que eles chamam de Sistema de Aprendizagem, com a diferença de este LMS ser totalmente integrado aos aplicativos da suíte.

 

A principal característica que torna a solução da OniLearning interessante para instituições de ensino que desejam se apropriar desse novo paradigma é o fato de o OniMine poder ser utilizado em modo off-line, indo ao encontro de um grande problema nacional, que é a precária rede de conexões em banda larga para a população menos favorecida.

 

A empresa promete lançar, ainda este ano, a versão iOS do OniMine e, para o segundo semestre de 2021, algumas novas funcionalidades, como um agente inteligente que cura e recomenda conteúdos didáticos relevantes para os professores montarem seus planos de aula automaticamente, entre outros.

Fonte: OniLearning Technology (2020). Acesso: www.onilearning.com.br

REFERÊNCIAS

 

OLIVER, B.; LIBER, O. Lifelong learning: The need for portable personal learning environments and supporting interoperability standards. Bolton (UK): Bolton Institute. 2001.

 

WILSON,   S.  Patterns   of   personal   learning   environments.   Interactive   learning   environments. 2008.

 

LUBENSKY, R.  The present and future of personal learning environments. Dez/2006.

 

SIMÕES, P. PLE ­ Ambientes Pessoais de Aprendizagem. PGSimoes.net2010. Fev/2010.

 

ATTWELL, G; COSTA, C.  Integrating Personal Pearning and Working Environments.  Pontydysgu ­ Bridge Tolearning.  2007.

 

RODRIGUES, Pedro de Jesus; MIRANDA, Guilhermina Lobato. Ambientes pessoais de aprendizagem: concepções e práticas. RELATEC. 2013. Acesso: https://relatec.unex.es/article/view/997/747 em 12/10/2020.

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *