Como o próprio nome enseja, o ensino híbrido é um misto entre o ensino presencial e a educação a distância. No ensino superior, essa modalidade já é uma realidade há alguns anos, ganhando força em 2019, mesmo antes de estourar a pandemia da COVID-19.
O princípio do ensino híbrido se baseia na distribuição de cargas horárias presenciais e online, onde as atividades de autoestudo são concentradas na parte a distância dessa carga horária, ficando a remanescente dedicada às atividades práticas e vivenciais. Vamos a um exemplo?
Imagine que um estudante precisa aprender a equação do movimento uniformemente variado de um móvel. Toda a parte teórica, incluindo exemplos e exercícios de fixação da cinemática (física mecânica) pode ser ministrada por meio de videoaulas, e-books, slides, podcasts, tutoriais, games educacionais, entre outros recursos didáticos e objetos de aprendizagem, ora produzidos pelo próprio professor, ora encontrados livremente na Internet, previamente curados por este mesmo professor, evidentemente.
Mas, será que isso é o suficiente para o aluno aprender a equação do MUV? Claro que não. É preciso mobilizar todos os sentidos do estudante para que a aprendizagem se torne eficaz. É aí onde entra a parte presencial do processo híbrido de ensino. Os alunos podem se dirigir à escola mas, desta vez, não mais para assistir a aulas expositivas, mas sim para realizar experimentos laboratoriais e socializar seus conhecimentos e habilidades adquiridos, juntamente com seus colegas e com o seu próprio professor.
Em meio à pandemia, esses momentos presenciais também podem ser substituídos por momentos telepresenciais, também conhecidos como momentos síncronos, onde alunos e professores encontram-se em salas virtuais para realizar essas atividades, valendo-se de recursos didáticos como simuladores e laboratórios virtuais.
Como você deve ter percebido no exemplo acima, utilizar o ensino híbrido como metodologia básica de todo o processo de ensino-aprendizagem pode ajudar a escola a se precaver quanto a futuros surtos pandêmicos ou epidêmicos, a partir do momento em que as atividades presenciais podem ser substituídas por atividades síncronas ou telepresenciais. Além disso, a utilização de parte da carga horária a distância pode proporcionar ao professor a oportunidade de utilizar recursos didáticos eficazes, para proporcionar conteúdos versáteis e uma experiência sensorial rica para seus alunos.
Por outro lado, o aluno pode complementar seus estudos com outros conteúdos disponíveis na web, empoderando-se de uma autonomia cognitiva para se tornar protagonista de seu próprio aprendizado. Estamos falando, na prática, de metodologias ativas para a aprendizagem, algo que, com o ensino híbrido, torna-se factível.
Não há uma receita de bolo para implantar o ensino híbrido em uma escola ou faculdade, até porque a realidade muda bastante entre os vários níveis de ensino, sobretudo quando comparamos a educação infantil ao ensino médio, e este ao ensino superior. Mas podemos elencar alguns passos importantes no sentido de implementar esse novo paradigma em qualquer nível de ensino ou perfil institucional:
- PRIMEIRO PASSO: Promova uma semana pedagógica envolvendo todos os membros da comunidade escolar, sobretudo o corpo docente e os coordenadores escolares. Convide um especialista na área de EaD com experiência recente na transposição do ensino presencial para o híbrido. A TeleSapiens pode lhe ajudar nisso!
- SEGUNDO PASSO: Escolha ferramentas apropriadas para praticar a EaD de verdade, preferencialmente, ferramentas desenhadas para a realidade do ensino híbrido. Sugerimos o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, por ser freeware (grátis) e open source (código aberto). Mas, neste caso, é importante contratar uma empresa que ofereça essa tecnologia como serviço (SaaS = Software as a Service), dada à complexidade de sua instalação e manutenção. Mas, se a ideia é mergulhar de vez no paradigma do ensino híbrido, recomendamos fortemente a adoção de um ambiente pessoal de aprendizagem, como o OniMine (da OniLearning Technology), para facilitar o processo de autoestudo de alunos com dificuldade de conexão com a Internet, além de dar mais autonomia a professores e alunos quanto à criação, cocriação e manipulação de seus conteúdos didáticos.
- TERCEIRO PASSO: Promova uma capacitação para seus professores utilizarem os recursos tecnológicos educacionais dessas ferramentas. Muitas escolas e instituições de ensino superior pecam nessa fase, pois é comum contratarem serviços ou adquirirem ferramentas modernas, mas sem o devido preparo de seus usuários. Recomendamos sempre a contratação de plataformas e tecnologias no formato de SaaS (Software as a Service) pois, além de o fornecedor garantir a hospedagem e disponibilidade do serviço em nuvem, normalmente já são incluídas a implantação e a capacitação dos usuários.
- QUARTO PASSO: Envolva os pais, no caso da educação básica, e os alunos, no caso do ensino superior, em um processo de aculturamento. Esse processo pode se dar de várias formas, dependendo da cultura de sua comunidade escolar. Uma boa estratégia pode ser a promoção de uma segunda semana pedagógica, desta vez, com a participação desses atores, para que as ferramentas e novas metodologias possam ser mais bem assimiladas pelos estudantes e seus responsáveis. Outros procedimentos como a elaboração de vídeos tutoriais ou explicativos, realização de lives com demonstrações práticas das ferramentas, entre outros esforços, podem ser uteis no processo de aculturamento dos pais e alunos.
- QUINTO PASSO: Crie uma comissão ad hoc para avaliar a experiência dos alunos e professores com o novo método, incluindo reciclagens periódicas para formação continuada do corpo docente e demais membros da comunidade escolar. Os indicadores provenientes dessas avaliações institucionais devem ser compilados periodicamente para promover a melhoria contínua do processo educacional.
Conte com a gente
A TeleSapiens EdTech pode ajudar a sua escola ou faculdade na transposição do ensino presencial para o híbrido, oferecendo assessoria pedagógica, capacitação docente e palestras motivacionais para a condução desse processo de mudança. Tudo isto aliado ao provimento de toda a tecnologia necessária em termos de conteúdos didáticos e plataformas educacionais.
Com a TeleSapiens EdTech, em parceria com a OniLearning Technology, a sua escola ou faculdade pode contar com:
- Ambiente Virtual de Aprendizagem – OniActive: baseada na tecnologia Moodle, com formato SaaS, incluindo ferramentas de videoconferência e gamificação, além de chat online, fóruns, trilhas de aprendizagem, atividades objetivas via banco de questões, e uma infinidade de funcionalidades para praticar o que há de melhor em termos de educação a distância.
- Ferramenta de videoconferência – OniLive: permite que seu professor assuma o controle sobre as interações ao vivo com os alunos, usando ferramentas como compartilhamento de lousa virtual, construção de jogos digitais em tempo real (tecnologia H5P) e integração com o caderno virtual do OniMine (ambiente pessoal de aprendizagem).
- Ambiente Pessoal de Aprendizagem – OniMine: aplicativo para dispositivo móvel (celular) que permite o autoestudo em modo offline (sem conexão com a Internet), além de possibilitar a criação e cocriação de conteúdos por parte do professor e de seus alunos, organizando esses conteúdos em cadernos pessoais ou de grupo.
- Planejador de Trilhas de Aprendizagem – OniProf: sistema web que permite ao professor obter conteúdos recomendados para montar suas aulas e dispará-las para os aplicativos OniMine de seus alunos, podendo programar esses disparos de acordo com o seu calendário escolar.
- Conteúdos para Ensino Superior: com quase 400 disciplinas contendo videoaulas, ebooks, podcasts, slides, banco de questões, atividades para fóruns, projetos e objetos interativos de aprendizagem (games educacionais), tudo isso incorporado a uma trilha de aprendizagem com responsividade para dispositivos móveis.
- Ambiente Virtual de Aprendizagem – OniActive: baseada na tecnologia Moodle, com formato SaaS, incluindo ferramentas de videoconferência e gamificação, além de chat online, fóruns, trilhas de aprendizagem, atividades objetivas via banco de questões, e uma infinidade de funcionalidades para praticar o que há de melhor em termos de educação a distância.
- Ferramenta de videoconferência – OniLive: permite que seu professor assuma o controle sobre as interações ao vivo com os alunos, usando ferramentas como compartilhamento de lousa virtual, construção de jogos digitais em tempo real (tecnologia H5P) e integração com o caderno virtual do OniMine (ambiente pessoal de aprendizagem).
- Ambiente Pessoal de Aprendizagem – OniMine: aplicativo para dispositivo móvel (celular) que permite o autoestudo em modo offline (sem conexão com a Internet), além de possibilitar a criação e cocriação de conteúdos por parte do professor e de seus alunos, organizando esses conteúdos em cadernos pessoais ou de grupo.
- Planejador de Trilhas de Aprendizagem – OniProf: sistema web que permite ao professor obter conteúdos recomendados para montar suas aulas e dispará-las para os aplicativos OniMine de seus alunos, podendo programar esses disparos de acordo com o seu calendário escolar.
- Conteúdos para Ensino Superior: com quase 400 disciplinas contendo videoaulas, ebooks, podcasts, slides, banco de questões, atividades para fóruns, projetos e objetos interativos de aprendizagem (games educacionais), tudo isso incorporado a uma trilha de aprendizagem com responsividade para dispositivos móveis.
- Conteúdos para Educação Básica: previamente curados do 6º ao 9º ano, já importados dentro do OniMine (ambiente pessoal de aprendizagem), assim como conteúdos do ensino médio, este último em parceria com o “Curso Enem Gratuito”, também importados dentro do OniMine.
- Sistema de Aprendizagem OniSchoool: em parceria com a OniLearning Technology, a sua escola pode ser parceira da rede de escolas inovadoras que utilizarão o Sistema de Aprendizagem OniSchoool a partir de 2021, utilizando as tecnologias OniLearning (OniActive, OniMine, OniProf e OniLive) associadas a uma assessoria pedagógica completa para garantir a implantação do ensino híbrido e do sistema de aprendizagem.Acesse o nosso site e entenda melhor como podemos lhe ajudar a construir a educação da Nova Terra!
REFERÊNCIAS
OniLearning Technology. (24 de Out de 2020). OniMine – Ambiente Pessoal de Aprendizagem. Fonte: OniLearning: https://www.onilearning.com.br/
TeleSapiens EdTech. (24 de Out de 2020). Plataforma TeleSapiens. Fonte: TeleSapiens: https://telesapiens.com.br/plataformas/