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Gamificação na educação: como pode ser aplicada - Telesapiens
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maio 20
Gamificação na educação: como pode ser aplicada

Gamificação na educação: como pode ser aplicada

A gamificação na educação já é uma realidade, mas seu uso ainda é desafiador. Afinal, manter o engajamento dos alunos em sala de aula já não é tarefa fácil, ainda mais hoje em dia, com o ensino híbrido. 

Com essa nova realidade, as escolas estão sendo obrigadas a adaptar seus conteúdos programáticos e, para isso, recorrem às soluções tecnológicas para manter a qualidade do ensino e o interesse de seus estudantes. Uma das formas de tornar o ensino mais atrativo é investir no uso da gamificação na educação.

O que é gamificação?

Proveniente do termo em inglês gamification, gamificação nada mais é do que a aplicação de técnicas utilizadas em jogos para estimular e engajar os participantes. 

A mecânica da gamificação faz uso de competições, desafios, avatares, premiações e muito mais, com a finalidade de educar por meio do entretenimento.

Ao contrário do que muita gente pensa, os jogos digitais possibilitam ao estudante desenvolver habilidades importantes, como atenção, pensamento estratégico e memória. As atividades gamificadas tendem a estimular e motivar os participantes a enfrentar os desafios. No caso da aplicação educacional, o uso de gamificação pode ser um ótimo aliado no processo de autoaprendizagem.

Uso da gamificação na educação

Conforme comentamos acima, a aplicação da gamificação na educação possui diversos benefícios, incluindo o interesse e engajamento dos alunos.

As principais vantagens da aprendizagem baseada em games são: 

  • Alunos mais interessados e motivados;
  • Aulas mais dinâmicas;
  • Desenvolvimento da autonomia e competências comportamentais e emocionais;
  • Estímulo ao protagonismo, autonomia e à resolução de problemas;
  • Mais interação social e colaboração entre os alunos; 
  • Mais facilidade na absorção e retenção do conteúdo;
  • Maior engajamento com o processo de aprendizagem proposto;
  • Melhoria dos resultados e da performance escolar.

Como aplicar a gamificação na educação?

A gamificação nas instituições de ensino é uma alternativa para promover práticas lúdicas e colaborativas de aprendizagem. Veja a seguir alguns exemplos de gamificação para implantar na sua escola:

Dinâmicas

Criar torneios e campeonatos entre os alunos ou até mesmo entre as turmas é uma opção interessante de gamificação. A aplicação desse tipo de dinâmica estimula a autoestima, pois geralmente os alunos querem mostrar suas habilidades aos outros e aos professores. Inclusive, esse tipo de competição pode ajudar os estudantes mais tímidos e introvertidos a se socializarem com os outros. 

As premiações podem variar entre medalhas, faixas, adesivos, etc. Geralmente, este tipo de dinâmica é bastante aceito por diversas faixas etárias, principalmente se houver algum tipo de bonificação. 

Pontuação através de games 

Normalmente, as formas de avaliação dos estudantes são baseadas em provas convencionais, entregas de trabalhos, etc. Porém, uma forma inovadora de avaliar um aluno é o ensinar por meio de jogos, atribuindo-lhe notas atreladas ao seu score naquelas atividades gamificadas. Dessa maneira, a nota final pode variar de acordo com a sua pontuação durante os jogos.

Além disso, o aluno pode evoluir em seu processo de aprendizagem conforme ele vai passando de fase em fase, acumulando pontos conforme seus objetivos forem sendo alcançados. Isso estimula o estudante a se dedicar cada vez mais para chegar até o fim do jogo.

Atividades lúdicas 

Ao se falar em gamification, pode parecer que estamos falando apenas de jogos eletrônicos. Entretanto, é possível utilizar esta mesma técnica também para a criação de atividades lúdicas sem o uso direto da tecnologia. Um bom exemplo disso é o uso de jogos de tabuleiro em aulas presenciais ou interativas. Podem ser usados tabuleiros já existentes ou fazer os alunos criarem seus próprios tabuleiros. Neste caso, os estudantes podem ajudar a criar as regras e os critérios para a premiação. 

Desse modo, conseguimos tornar uma atividade, além de lúdica, mais colaborativa. 

Outro exemplo de atividade lúdica é promover um grupo de leitura, onde, durante um determinado período escolhido pelo professor, os alunos fazem a leitura de livros e compartilham com a turma o aprendizado por meio de resenha, vídeos ou encenações das histórias lidas. A melhor performance pode ganhar uma bonificação.

Desenvolvimento de Jogos

Outra dica de aprendizagem baseada em gamificação é propor que cada time crie um jogo educativo. O jogo se torna mais interessante se contiver conhecimentos acerca de diversas matérias como: matemática, português, química, história, etc.  Além de envolver os alunos, os professores responsáveis por cada matéria também podem orientar os projetos de cada grupo.  Ao final da competição, o time que obtiver a melhor performance dentro dos critérios pré-definidos pode ter seu jogo adotado por toda a escola. Isso servirá de incentivo para que todos os alunos participem.

A escola com aulas mais engajadoras

A gamificação na educação é uma estratégia assertiva para as instituições de ensino que desejam aumentar o engajamento dos estudantes em sala de aula, assim como fora dela.

Ao optar por investir em fazer uso de elementos de jogos no processo de ensino e aprendizagem, a escola se destaca das demais, tendo em vista que, hoje em dia, o uso da tecnologia na educação vem sendo importantíssimo para a difusão do conhecimento e a produtividade educacional como um todo.

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