TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Como melhorar suas aulas on-line? Veja 5 dicas - Telesapiens
Blog
jul 12
Como melhorar suas aulas on-line? Veja 5 dicas

Como melhorar suas aulas on-line? Veja 5 dicas

As instituições de ensino vem enfrentando grandes desafios quando o assunto são as aulas on-line. Isso vem ocorrendo porque nesse atual cenário onde a educação passa por mudanças no processo de ensino-aprendizagem, tornou-se mais complexo manter a atenção e a motivação dos alunos nesse novo formato de aula. 

Além de ser novidade para os professores, é também uma nova adaptação para os estudantes que antes estavam acostumados somente às aulas presenciais. Todos estão tendo que conciliar essa nova realidade com as incertezas do futuro na educação.

Portanto, tendo em vista essa nova realidade, as escolas precisam se adequar e adotar metodologias que estimulem e engajem os alunos. Afinal, um bom desempenho dos alunos é fundamental para que eles possam seguir adiante na vida escolar sem serem prejudicados.  

Nesse sentido, como a instituição de ensino pode ajudar os alunos e ao mesmo tempo colaborar para que os docentes melhorem suas aulas on-line? Se você quer saber melhorar a qualidade das aulas à distância e consequentemente motivar os alunos, separamos 5 dicas para que você possa implantar. Boa Leitura!

1 – Treinar sua equipe docente para dar aulas on-line

Primeiramente, antes de querer motivar os alunos, é fundamental que os professores estejam preparados para ministrar aulas on-line e utilizar essas novas ferramentas tecnológicas. Ambientá-los a esta nova realidade vai deixá-los mais confiantes e engajados para ensinar de forma segura e criativa. 

As instituições devem sempre investir em capacitação do seu time independente das mudanças que ocorram, ou seja, é importante implementar treinamentos regularmente. Afinal, os professores têm papel fundamental no processo de educação dos alunos  e quanto mais integrados e motivados os docentes estiverem, melhores serão as aulas..

2 – Personalizar o ensino de acordo com as necessidade da escola

Uma das chaves do sucesso para melhorar as aulas on-line é adequar o ensino e os conteúdos de acordo com as necessidades da escola. Ao fazer essa personalização, é possível alinhar os processos de forma que a migração ao sistema de Educação a Distância seja feita de maneira assertiva. 

3 – Adotar metodologias diferenciadas

Além dos processos de ensino tradicionais, a instituição de ensino deve adotar também metodologias diferenciadas e mais ativas. Vale ressaltar que antes da implementação desses novos métodos, é preciso ter um planejamento educacional eficaz, levando em consideração as necessidades da instituição e dos alunos. Veja a seguir alguns exemplos dessas metodologias: 

Gamificação

Por meio dela, as instituições de ensino começam a incluir no planejamento pedagógico a aplicação de jogos que ajudam a engajar os alunos para atingir um objetivo. Os professores podem explorar essa metodologia através de dinâmicas desenvolvidas com a turma, criando desafios que funcionam como estímulo para a aprendizagem dos alunos;

Trilhas de aprendizagem 

Trata-se de sequências de atividades customizadas que um aluno deve cumprir para obter um determinado conhecimento;

Sala de aula invertida

Método onde o aluno tem contato com o conteúdo a ser estudado virtualmente, e chegue à sala de aula on-line já tendo lido sobre o tema. O tempo de aula passa a ser utilizado para aprofundar o tema com o professor, tirar dúvidas e realizar atividades para consolidar o que foi aprendido.

4 – Tenha um canal de comunicação entre professor e aluno

A comunicação é sempre o melhor caminho para entender e saber orientar de forma correta, principalmente em tempos difíceis como este em que estamos vivendo. Por isso, para manter uma aproximação saudável e construtiva é importante que exista um canal de comunicação entre professor e aluno. Assim, é possível saber a percepção dos estudantes sobre a instituição, metodologias aplicadas, instalações, tecnologias, entre outros. 

5 – Investir em ferramentas adequadas 

Outra forma de melhorar as aulas on-line e deixar os alunos mais interessados é implantar ferramentas adequadas. Um exemplo é contar com uma plataforma online.

Hoje em dia, há diversas plataformas disponíveis que são desenvolvidas especialmente para oferecer soluções para as escolas que desejam adotar as aulas on-line.

O mercado vem atendendo a esta demanda de plataformas on-line, pois elas ajudam muito na preparação dos alunos, a melhorar a qualidade do ensino e a otimizar o tempo dos professores e demais funcionários da escola.

Independente da ferramenta escolhida, o importante é que elas atendam as necessidades da instituição de ensino e proporcionem um ensino de qualidade aos aos estudantes. 

Esperamos que você tenha gostado das 5 dicas para melhorar suas aulas on-line e que você consiga adequar o ensino de sua instituição de ensino a este novo formato.

TeleSapiens e a EAD

Conte com a TeleSapiens para transformar a educação a distância de sua instituição de ensino em uma experiência única para professores e alunos. Solicite uma apresentação a um de nossos consultores educacionais e se surpreenda com tudo o que podemos proporcionar para que a sua instituição possa oferecer a EAD mais eficiente e moderna do mercado. Clique aqui e entre em contato conosco.

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *