TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Simuladores na Educação 5.0 - Telesapiens
Blog
dez 06
Simuladores na Educação 5.0

Simuladores na Educação 5.0

Ouço esqueço, vejo lembro, faço aprendo. Esta célebre frase de Confúcio nunca foi tão atual. Afinal, sabemos que um dos fundamentos da nova educação é a prática para a geração de habilidades e competências significativas

O aluno precisa pôr a mão na massa para experienciar o desenvolvimento de sua proficiência, articulando sua rede neural para gerar conexões (sinapses) definitivas em seu cérebro.

Mas, como a sua instituição poderia dar um passo decisivo para oferecer práticas que possibilitem um aprendizado para toda vida?

Realidade Virtual 3D ao alcance de sua instituição

 

Simuladores na Educação 5.0

Imagem: Simulador RV 3D TeleSapiens, 2021

Muitos dirigentes e mantenedores de instituições de ensino acreditam que não conseguem oferecer uma experiência laboratorial por meio de realidade virtual. A percepção deles é que esta tecnologia ainda é demasiadamente cara. Mas, você sabia que isto já não é uma realidade distante do seu bolso? 

Dependendo da tecnologia adotada, você pode obter simuladores tridimensionais que colocam o seu aluno no palco de seu protagonismo profissional. Nesta imagem acima, por exemplo, você vê uma das muitas cenas proporcionadas pelo simulador de tipagem sanguínea da TeleSapiens. De um jeito simples e divertido, o estudante da área de saúde consegue realizar inúmeros experimentos laboratoriais por meio de seu próprio aparelho celular.

A TeleSapiens disponibiliza este e muitos outros simuladores gratuitamente para seus clientes que contrataram o licenciamento de suas mais de 400 disciplinas de cursos técnicos, graduação e pós. 

“Começamos a produzir esses simuladores a partir da metade de 2021”, relata o prof. David Stephen, CEO da TeleSapiens. Além de tipagem sanguínea, a edtech oferece simuladores nas áreas de anatomia, fisiologia, topografia, cabeamento estruturado, entre muitos outros. “O número ainda é pequeno, mas nossa meta é chegarmos até o final de 2022 com cerca de 50 simuladores nas mais diversas áreas”, relata Stephen empolgado.

Os simuladores da TeleSapiens são desenvolvidos em Unity WebGL, e rodam em qualquer dispositivo móvel, notebook ou computador desktop, com responsividade em telas de qualquer tamanho e orientação. Segundo Stephen, o segredo de a TeleSapiens oferecer esses simuladores gratuitamente dentro de seu portfólio é o fato de eles dispensarem simulacros, o que torna a operação mais econômica, tanto para o cliente, quanto para seus alunos, que não precisam adquirir hololens, joysticks ou qualquer outro hardware específico para operar esses simuladores.

Mais de 200 Objetos Interativos de Aprendizagem 2D

Simuladores na Educação 5.0

Imagem: Simulador 2D TeleSapiens, 2021

Além dos simuladores 3D, a TeleSapiens já dispõe de mais de 200 objetos interativos de aprendizagem em 2D, que auxiliam na fixação do conteúdo por parte do aluno. Alguns desses OIAs são, na realidade, games ou simuladores 2D para várias práticas laboratoriais, como é o caso do simulador de crimpagem de cabo RJ45, que permite ao aluno testar a conexão dos filamentos às respectivas conexões, de acordo com o código de cores do padrão T-568A.

Simuladores na Educação 5.0

Imagem: Videoaula prática de Cabeamento Estruturado da TeleSapiens, 2021

Além de simuladores, a trilha ainda dispõe de videoaulas com as práticas laboratoriais sendo realizadas por um professor especializado no assunto, ensinando o passo a passo para o aluno conseguir realizar atividades como decapar o cabo, ativar os conectores, testar as conexões, etc (veja figura a seguir).

Realidade aumentada

E se a sua instituição faz uso de material impresso, a TeleSapiens também pode oferecer alguns recursos de realidade aumentada. Você sabe como isso funciona?

Como o próprio nome diz, a realidade aumentada (RA) faz o inverso da realidade virtual (RV), ou seja, ao invés de tirar o aluno de sua realidade, imergindo-o em um cenário criado artificialmente para realizar uma determinada atividade virtualmente, a RA traz para a realidade do aluno elementos criados artificialmente.

Lembra do jogo Caçando Pokémon?

Imagem: iphonedigital/Flickr/CreativeCommons

Esse jogo causou um frisson nos usuários de smartphones e iPhones em 2015, quando um jogo lançado em um aplicativo começou a espalhar os pequenos pokémons em diversos locais das cidades. A brincadeira era ligar a câmera do celular e começar a procurar esses bichinhos por todos os lugares. Eles apareciam em meio ao cenário real filmado pelas pessoas, só que não eram reais, eles eram virtuais.

Essa é a proposta da RA para fins educacionais. Imagine que uma simples filmagem da foto de um coração humano, impressa em um livro didático, pode dar vida ao que está ilustrado nela, fazendo com que o coração apareça pulsando na tela do celular com um movimento tridimensional, permitindo que você o explore por dentro.

A TeleSapiens já desenvolveu diversos aplicativos de RA para inúmeros clientes no Brasil. No entanto, esses recursos ainda não estão previstos para o portfólio de conteúdos didáticos da edtech, que decidiu investir, prioritariamente, nos simuladores 3D em RV.

E então, vamos inovar?

Quer seja utilizando os muitos simuladores disponibilizados gratuitamente para os clientes de licenciamento da TeleSapiens, quer seja contratando a edtech para produzir sob medida o que você precisa, a hora de inovar é essa! 

Não deixe que os seus concorrentes engulam a sua instituição de ensino. Ofereça aprendizagem significativa ao seu aluno o quanto antes. Fidelize seu aluno e faça crescer a sua rede EaD junto com a TeleSapiens.

Converse com a gente. A TeleSapiens possibilita o ingresso de sua instituição nos paradigmas da Nova Educação 5.0.

Interessado? Solicite o contato de um dos nossos consultores educacionais, clicando aqui.

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *