TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
O que são soft skills e sua importância na Educação 5.0 - Telesapiens
Blog
jan 18
O que são soft skills e sua importância na Educação 5.0

O que são soft skills e sua importância na Educação 5.0

Se você é um educador antenado com o que há de mais moderno na área de educação, com certeza já deve ter ouvido falar no termo soft skills. Mas, você sabe realmente o que isto significa?

Como o próprio nome nos revela, as soft skills são aquelas habilidades mais leves, diretamente ligadas ao nosso potencial criativo e intelectual. Por exemplo, a habilidade de desenhar, cantar, compor, roteirizar e criar coisas de um modo geral são as que mais têm a ver com essa classificação de skills.

O termo vem do inglês, que associa essas habilidades a algo sofisticado ou leve.


DEFINIÇÃO: As soft skills representam o conjunto das habilidades comportamentais desenvolvidas pelos profissionais da nova economia, competências subjetivas difíceis de avaliar, mas extremamente necessárias e requisitadas pelas empresas.


Mas, se existem soft skills, devem existir também as hard skills, concorda?

Isso mesmo! Ao contrário das soft skills, as hard skills são aquelas que dependem da força física e do trabalho repetitivo. Digitar um texto, autenticar um documento, contabilizar um fluxo de caixa mensal, são alguns exemplos de hard skills

Essas habilidades não são menos importantes do que as soft skills em uma empresa, pois afinal, alguém precisa desempenhar essas funções para garantir a performance de uma empresa.

No entanto, os profissionais cujas funções são baseadas apenas nas hard skills ocupam atualmente a base da pirâmide na escala evolutiva de uma carreira. É desempenhando trabalhos repetitivos e mecânicos que temos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, começando por baixo até chegar ao topo da pirâmide.


CURIOSIDADE: As hard skills são os alicerces da construção de qualquer grande carreira. No Japão do pós-guerra, por exemplo, os filhos dos donos de grandes indústrias eram obrigados a passar por todos os departamentos e staffs da pirâmide organizacional, desde os setores mais simples, até chegarem à sucessão de seus pais.


Gradativamente, esses profissionais desenvolvem suas soft skills a medida em que sobem na pirâmide de suas carreiras, aprimorando as habilidades comportamentais e relacionais. Essas são as bases das soft skills. Para desenvolvê-las, o profissional precisa de requisitos como criatividade, flexibilidade e inteligência emocional, entre outras que veremos mais adiante.

As soft skills têm se configurado cada vez mais como o foco da educação profissional em todos os níveis de ensino. Essas habilidades são essenciais para o profissional 5.0 e, por este motivo, não poderia deixar de ser uma das principais preocupações do novo paradigma educacional: a educação 5.0.

Mais recentemente, essas habilidades ganharam especial destaque na nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), representando uma parte significativa das centenas de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do currículo escolar.

As dez soft skills mais requisitas

Para um profissional que precisa performar em empresas e organizações que atuam na nova economia, essas são as principais soft skills requisitadas:

  1. Comunicação: clareza, didática e multiplicidade de recursos midiáticos.
  2. Liderança: capacidade de influenciar pessoas e liderar equipes.
  3. Resiliência: o potencial que o profissional tem de se recompor após uma derrota, reerguendo-se e aprendendo com os próprios erros.
  4. Empatia: colocar-se no lugar do outro para entender melhor as pessoas, praticando a justiça e o altruísmo.
  5. Trabalho em equipe: habilidade de dividir suas tarefas com seus pares, de modo a otimizar seus resultados.
  6. Criatividade: capacidade de inovar, pensando fora da caixa.
  7. Proatividade: não esperar que alguém faça o que tem que ser feito, mas tomar a iniciativa, expondo-se para atingir os objetivos pessoais e coletivos.
  8. Pensamento crítico: considerar os dois lados da moeda em todas as situações de conflito, não aceitando os resultados sem questioná-los.
  9. Automotivação: ser protagonista de sua própria carreira, não precisando de outras pessoas para se motivar.
  10. Ética: cumprimento das leis e senso de correição em todas as suas atitudes.

Seu currículo valoriza a formação das soft skills?

Em cada uma de suas obras didáticas, os autores da TeleSapiens valorizam o desenvolvimento das soft skills de forma transversal à construção do conhecimento. Esta preocupação tem início desde a concepção do plano de ensino das disciplinas até a formulação do banco de questões e atividades propostas, levando o aluno à reflexão sobre as competências e habilidades que o mercado realmente necessita.

Interessado em dar um upgrade em seu conteúdo didático para EaD? Converse com a gente. A TeleSapiens possibilita o ingresso de sua instituição nos paradigmas da Nova Educação 5.0.

Solicite o contato de um dos nossos consultores educacionais, clicando aqui.

 

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *