TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
O que o Metaverso tem a ver com a Educação? - Telesapiens
Blog
maio 16
O que o Metaverso tem a ver com a Educação?

O que o Metaverso tem a ver com a Educação?

A todo tempo, novos conceitos e paradigmas vão sendo criados em todos os campos da ciência e da tecnologia. Ultimamente, não se fala em outra coisa senão nesse tal de Metaverso. Será este mais um modismo, ou um novo mundo de oportunidade se aproxima de nós?

Neste artigo você vai entender o que é, para que serve e algumas das inúmeras possibilidades e perspectivas de aplicação do Metaverso, sobretudo no campo da Educação.

Preparado para essa viagem imersiva, sem volta rumo ao conhecimento? Então coloque os seus óculos 3D, aperte o cinto e boa viagem!

Mas, afinal, o que o Metaverso?

Apesar de estar na pauta das notícias do mundo da tecnologia, o termo Metaverso foi utilizado, pela primeira vez, em 1992, na obra “Nevasca”, de Neal Stephenson. Isso mesmo, o Metaverso é um conceito relativamente antigo. Algumas ferramentas ensaiaram aplicar essa definição, como o Jogo de RPG virtual intitulado 2nd Life (Second Life), muito popular na primeira década deste milênio, mas que, por alguma razão, não emplacou como se esperava.

DEFINIÇÃO: Metaverso é uma terminologia empregada para representar qualquer tipo de mundo virtual que tenta reproduzir a realidade por meio de dispositivos digitais, pressupondo o compartilhamento de espaços virtuais manipulados através de ferramentas de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e/ou Realidade Mista, e claro, lastreado pela conexão com a Internet.

Recentemente, o conceito de Metaverso foi amplamente difundido pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que cunhou esta terminologia para representar o novo nome de sua empresa, a Meta. O propósito de Mark é unir a maior rede social do mundo aos recursos da realidade virtual, ampliando sua dimensão e ressignificando a experiência de seus usuários.

Trocando em miúdos, a ideia é que os usuários do Facebook passem a experimentar relações sociais baseadas em um mundo virtual imersivo, com o auxílio de dispositivos como os óculos de realidade virtual.

Quais são os metaversos existentes?

Além do 2nd Life, você encontra genuínos exemplos de metaversos em jogos como o VRChat, Roblox e Fortnite. Como vê, o Metaverso não pertence a uma única empresa, muito menos à Meta de Mark Zuckerberg. Ele é, antes de qualquer coisa, um paradigma tecnológico, a partir do qual várias empresas estão empreendendo uma corrida para desenvolver, implantar e divulgar seus respectivos metaversos, cada um com suas peculiaridades.

Existem metaversos brasileiros?

No Brasil, várias empresas vêm iniciando suas jornadas neste novo paradigma, criando seus próprios mundos cibernéticos, como é o caso da Lumx Studios, lançado com o propósito de auxiliar empresas com seus projetos virtuais, oferecendo seus próprios bens digitais, mais conhecidos como NFTs. Sabe o que isto significa? Calma, vamos abordar isto mais adiante.

A startup Beupse também entrou nessa corrida, lançando em fevereiro de 2022 o primeiro metaverso totalmente brasileiro: o Bite.Land. Neste mundo, o usuário tem acesso a lojas, imobiliárias, galerias de arte e escolas. Isso mesmo, escolas virtuais!

E quanto à Educação?

Se você acha que os multiversos não passam de joguinhos para nos divertirmos, engana-se redondamente. Neles é possível se ofertar inúmeros serviços, incluindo serviços educacionais.

Por exemplo, a MedRoom, empresa paulistana, criou um universo virtual para o ensino de medicina, permitindo a interação com órgãos do corpo humano por meio de dispositivos de realidade virtual. Para isto, o aluno terá que dispor de óculos 3D de RV.

O custo desses óculos já foi proibitivo. Atualmente, é possível adquirir óculos como o QUEST/2, com capacidade de 32 a 64 gigabytes, memória suficiente para armazenar vários aplicativos de realidade virtual, como laboratórios educativos por exemplo.

A TeleSapiens também vem investindo nessa área, com a produção de mais de 10 simuladores 3D em RV de última geração. Com eles, você pode empreender a sua própria escola virtual em um desses metaversos, ou, quem sabe, criar o seu próprio metaverso.

Simuladores TeleSapiens para o Metaverso

A TeleSapiens oferecerá ao longo deste ano (2022) os seguintes simuladores em 3D/RV, com suporte a aplicativos desktop, dispositivos móveis e para os óculos QUEST/2:

  1. Topografia*
  2. Tipagem Sanguínea*
  3. Microbiologia**
  4. Levantamento por GNSS**
  5. Análise Granulométrica do Solo**
  6. Prática de Cinesiofuncional**
  7. Anatomia**
  8. Projetos Elétricos**
  9. Montagem e Manutenção de Notebooks**
  10. Projetos de Redes de Computadores**

(*) Já disponível para assinantes TeleSapiens.

(**) Em produção com previsão de entregas parciais até o final de 2022.

Além desses 10 simuladores, outros 40 estão em fase de prospecção, e boa parte deles também deverá ser lançada ainda em 2022.

Como isso tudo vira dinheiro na área de Educação?

Você deve estar se perguntando: como posso replicar o meu modelo comercial para ganhar dinheiro com serviços educacionais no metaverso?

Para responder esta pergunta, você precisa entender alguns conceitos:

  • Criptomoedas: As operações financeiras realizadas em metaversos tendem a ser transacionadas por meio das criptomoedas. Alguns dos primeiros metaversos criados no mundo foram lastreados em cima da tecnologia blockchain, a mesma utilizada para regular o mercado dos criptoativos. Então, se você ainda não se apropriou desse conhecimento, fica essa primeira dica de sobrevivência nesse novo mundo virtual.
  • Blockchain: Como dissemos anteriormente, essa tecnologia é o que regula os mercados digitais em metaversos. Ela desempenha o papel dos cartórios, ou seja, atestam a autenticidade de pagamentos e transações com criptomoedas e demais criptoativos.
  • NFTs: Esta é a sigla que representa o termo Non-Fungible Token, que, do inglês, significa Token Não Fungível. Esta é mais uma tecnologia lastreada no Blockchain. Para entender melhor, podemos encará-la como um título de propriedade sobre um ativo patrimonial digital, tal como um livro, uma obra de arte, um imóvel, enfim, todo e qualquer ativo não-financeiro que possa ser transacionado em um metaverso. O seu curso, assim como seus conteúdos autorais, por exemplo, pode ser um NFT, podendo ser negociado com investidores, licenciado para usuários, etc.

Entendeu?

Agora você já percebeu como isso tudo pode virar dinheiro? Ainda não? Então consulte a gente e agende uma videoconferência para planejarmos a sua escola virtual usando tecnologias imersivas 3D em RV, usando os conteúdos e os simuladores da TeleSapiens para você fazer e acontecer dentro e fora do metaverso.

Entre em contato conosco, clicando aqui.

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *