Dia 27 de novembro é comemorado o Dia da Educação a Distância no Brasil. A TeleSapiens vive e respira EAD desde sua fundação. Por isso, resolvemos fazer uma breve compilação dos principais marcos históricos que contribuíram para o desenvolvimento desta importante modalidade de ensino-aprendizagem.
1938 – Pela primeira vez, surge uma escola voltada à oferta de cursos por correspondência, o Instituto Monitor, em São Paulo.
1941 – Também em São Paulo, surge a segunda escola voltada a esta mesma modalidade educacional, o Instituto Universal do Brasil.
1943 – O Instituto Monitor forma a primeira turma de técnicos em conserto de rádios a válvulas do Brasil.
1978 – A Fundação Roberto Marinho lança os primeiros programas de reforço escolar a distância, utilizando os canais televisivos da TV Cultura, surgindo os programas Telecurso Primeiro Grau e Telecurso Segundo Grau.
1995 – Surge a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), primeira a representar a comunidade acadêmica e empresarial que atuava no segmento da EAD.
1996 – A EAD é contemplada como uma das modalidades educacionais possíveis no sistema nacional de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
1999 – Finalmente é regulamentada a EAD, nos termos da LDB, abrindo espaço para o surgimento de cursos de graduação, pós-graduação e técnicos a distância.
2003 – Surgem as primeiras redes de EAD no âmbito do ensino superior, utilizando telessalas para receber o sinal das aulas ao vivo via satélite, com destaque para a Unopar, Eadcon, Faculdade 28 horas da Unibratec, entre outras iniciativas.
2007 – O ano de nascimento da TeleSapiens foi caracterizado pelo desenvolvimento das primeiras redes de ensino técnico a distância, utilizando o mesmo método telepresencial via satélite. A TeleSapiens contribuiu com a operação da Etebras, uma das primeiras escolas técnicas via satélite do Brasil.
2010 – Com a alta disponibilidade de conexões em banda larga com a Internet, este ano experimentou o grande “boom” dos cursos on-line. Até mesmo as grandes redes de escolas técnicas e ensino superior a distância passaram a substituir as transmissões via satélite pelas videoaulas e outros recursos didáticos complementares.
2021 – Depois de muita evolução e inovação tecnológica, extremamente acelerada pela pandemia da COVID-19, a modalidade de EAD finalmente ultrapassou a presencial no ensino superior, seguindo em alta até os dias de hoje.
E você? Tem alguma história para nos contar sobre esta importante modalidade de ensino? Conte-nos aqui nos comentários. Teremos prazer em trocar ideias com você.
Interessado em saber como a TeleSapiens tem trabalhado para o desenvolvimento da Educação a Distância, e como ela pode ajudar a sua instituição a ter uma plataforma e um conteúdo inovador e eficiente? Contate-nos agora mesmo:
atendimento@telesapiens.com.br
Fale com a gente pelo WhatsApp.