TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Superamos a marca das 1000 disciplinas! - Telesapiens
Blog
nov 28
Superamos a marca das 1000 disciplinas

Superamos a marca das 1000 disciplinas!

Estávamos em contagem regressiva para isto. Finalmente chegamos à milésima disciplina produzida e disponibilizada no catálogo QualiSuper da TeleSapiens. Um dia para não esquecer! Quer saber como foi essa história? Leia este artigo e conheça a trajetória da Editora TeleSapiens até este pódio. 

Como tudo começou 

Em 4 de junho de 2007 nascia a TeleSapiens, uma empresa de integração tecnológica para Educação a Distância (EAD). O cenário naquele ano era o de uma sociedade que ainda não havia despertado para a modalidade de EAD. Não havia credibilidade nem banda larga que suportasse o ensino remoto. As poucas iniciativas existentes eram baseadas em transmissão de teleaulas ao vivo via satélite. Foi justamente nisso que a TeleSapiens se especializou.  

Em 2008, a edtech já estava transmitindo cursos técnicos para algumas telessalas interativas na região nordeste do Brasil. O conteúdo síncrono era ministrado por professores em estúdio e recebido nas telessalas por mediadores, que moderavam a interação entre as turmas e a central de transmissão das aulas. As dúvidas dos alunos eram transmitidas pelo antigo MSN, o programa de mensagens instantâneas da Microsoft.  

A evolução do sistema de ensino com a banda larga 

A partir de 2010, já com conexões mais velozes, a TeleSapiens substituiu o MSN pelo Skype, o que possibilitou a transmissão do sinal das telessalas de volta para o estúdio. Isto permitiu as primeiras práticas laboratoriais assistidas pelo professor, que acompanhava visualmente o desempenho das equipes de alunos nos vários polos da rede. Ainda naquele ano, a TeleSapiens chegou a transmitir teleaulas práticas de incêndio e de primeiros socorros, com interação em tempo real entre o professor e alunos nas mais de 30 telessalas espalhadas pelo país. 

A virada de chave 

A partir de 2011, a TeleSapiens saiu do consórcio de empresas e instituições de ensino do qual participava, passando a apostar na banda larga e no método assíncrono de oferta de conteúdo educacional. Até 2013 foram produzidos 30 cursos profissionalizantes e 10 cursos técnicos, com videoaulas e livros didáticos. Naquela época, a TeleSapiens já surfava a concorrida onda dos cursos on-line por streaming de vídeo, até que, em 2014, passou a produzir livros didáticos para a extinta Abril Educação. Foram mais de 130 títulos produzidos para os cursos técnicos do Pronatec. Mas a verdadeira virada de chave aconteceu em 2016, quando a TeleSapiens iniciou a sua carreira solo, sem a parceria com a Abril Educação. Nascia então o que hoje conhecemos como a Editora TeleSapiens. 

A grande tração 

Em 2017, a convite do Grupo SER Educacional, a TeleSapiens começou a produzir conteúdo para seus primeiros cursos técnicos: Informática e Logística. Já naquela época eram utilizadas métricas robustas de produção editorial, com um número expressivo de recursos didáticos, que incluíam videoaulas, e-books, slides, mapas conceituais, games educacionais, bancos de questões e atividades contextualizadas. O sucesso foi tão grande que a editora passou a produzir conteúdo em white-label também para os cursos de graduação e pós-graduação daquele grupo educacional. Nascia assim o que hoje denominamos de Catálogo QualiSuper. 

Milestones  

A partir de 2017 a TeleSapiens se destacou no ranking das editoras que mais cresciam no mercado do ensino superior, como podemos conferir no gráfico abaixo. 

Ampliação do portfólio de cursos 

Chegando às 1.000 disciplinas em seu catálogo QualiSuper, a TeleSapiens ampliou o portfólio de cursos atendidos por esses componentes curriculares. Assim, os clientes assinantes deste catálogo conseguem oferecer os seguintes quantitativos de cursos:

Ampliação dos recursos didáticos e outros diferenciais 

Além de um robusto acervo de disciplinas e cursos, a TeleSapiens segue em seu processo de inovação, oferecendo ainda mais recursos didáticos interativos em sua já diferenciada trilha de aprendizagem. A seguir, vamos mostrar todos os recursos oferecidos, com destaque para as novidades lançadas neste ano: 

Novidades lançadas em 2023 

  • Customização e Personalização Extrema: agora você já pode editar o conteúdo das disciplinas do catálogo QualiSuper da TeleSapiens, personalizando capa, cabeçalho e rodapé dos e-books, aplicando a sua marca e identidade visual em slides e na trilha de aprendizagem do seu aluno. Os títulos das disciplinas e suas unidades letivas também podem ser alterados. Você pode manipular as unidades letivas para montar novas disciplinas, com quantas unidades desejar. 
  • Cocriação do Conteúdo: seus alunos e professores conseguem editar o conteúdo das disciplinas e unidades letivas, marcando, comentando, avaliando e cocriando este conteúdo de forma colaborativa, podendo contribuir com a evolução do material da editora ou deixar esta cocriação exclusiva para a sua instituição de ensino. 
  • Tutoria Virtual Inteligente: a sua tutoria ganhou um forte aliado para suavizar seu trabalho. Agora, na trilha de aprendizagem de seus alunos, você conta com um chat bot que responde dúvidas referenciadas no conteúdo de estudos. Este recurso evita que o aluno obtenha respostas sem uma curadoria prévia, reduzindo os riscos jurídicos do uso da Inteligência Artificial. 
  • E-books com versões em PDF e HTML5: agora os e-books da TeleSapiens são apresentados aos alunos em duas versões. Além do formato PDF, que permite o acesso off-line e o download do arquivo já personalizado com a sua identidade visual, seu aluno consegue navegar na versão HTML5 deste mesmo e-book. É nesta versão que é possível acessar os recursos de cocriação do conteúdo, além de novas funcionalidades como infográficos e iconográficos interativos. 

Hiperatualização 

Mas se você pensa que a TeleSapiens só investiu na quantidade e nos recursos didáticos interativos de seu acervo de disciplinas, engana-se! A editora não descuidou daquilo que a diferencia no mercado desde sua fundação: a hiperatualização do conteúdo. 

Somente em 2023, mais de 100 disciplinas foram atualizadas, reescritas ou passaram por algum tipo de revisão e correção pontual. É assim que a TeleSapiens é conhecida no mercado editorial como a detentora do catálogo mais atualizado do Brasil. 

Ainda não assinou o catálogo QualiSuper da TeleSapiens? 

Acesse hoje mesmo o site www.telesapiens.com.br e preencha o formulário de contato para agendar uma videochamada e conhecer, na prática, todo o mundo de oportunidades que a TeleSapiens pode oferecer para a sua instituição de ensino. 

Clique aqui e entre em contato conosco!

Siga nossas redes sociais

    

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.