TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
EaD: Um Guia para Gestores e Educadores de IES
Blog
jan 31
ead

Novas Regras da EaD: Um Guia para Gestores e Educadores de IES

Novas Regras da EaD: Um Guia para Gestores e Educadores de IES

Caros gestores e educadores, como vocês sabem, o mundo da EaD está em constante transformação, e o Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o novo Marco Regulatório para a Oferta de Cursos de Graduação a Distância. Fique por dentro das novas diretrizes para a EaD e prepare sua instituição para as mudanças que entrarão em vigor em 2025!

Ead: O que motivou as mudanças?

O crescimento da EaD nos últimos anos trouxe novos desafios. Para garantir a qualidade do ensino, o MEC viu a necessidade de atualizar as normas e garantir que as instituições estejam preparadas para oferecer o melhor ensino possível. No entanto, as novas regras estão causando um “frenesi” em várias instituições que estão se vendo obrigadas a repaginar completamente suas operações. Vamos entender melhor isso?

Quais as principais mudanças?

  • Formatos de cursos: Teremos três opções: presencial, semipresencial e a distância. O formato semipresencial é uma novidade que combina aulas online e presenciais.
  • Presença: A frequência dos alunos será acompanhada tanto nas atividades presenciais quanto nas atividades síncronas online (como videoconferências).
  • Estrutura física: As instituições que oferecem EaD precisarão ter uma estrutura física completa e exclusiva, incluindo salas de aula, laboratórios, biblioteca e outros espaços.
  • Polos EaD: Os polos EaD também precisarão ter uma estrutura adequada e não poderão ser compartilhados com outras instituições. Ou seja, caem por terra os polos conhecidos como “multibandeira”.
  • Avaliações: Pelo menos uma avaliação presencial será realizada a cada 10 semanas, com questões discursivas e maior peso na nota final do aluno.
  • Corpo docente: As novas regras definem as funções do corpo docente e dos mediadores, incluindo professores conteudistas, regentes, mediadores online e presenciais, além, claro, dos coordenadores de curso. A tutoria online será apenas administrativa, sem função pedagógica.

Preocupações e Oportunidades

Algumas instituições estão preocupadas com as mudanças, mas o MEC acredita que elas trarão mais qualidade para o ensino. O modelo híbrido (semipresencial) é uma oportunidade para as instituições inovarem e oferecerem um ensino mais completo e flexível.

Por outro lado, a oferta de cursos em EaD certamente será mais seletiva, dificultando o atual ritmo de expansão de algumas redes que cresceram demasiadamente nos últimos anos. Para algumas delas, as novas regras deverão impor um “freio” na escalabilidade, elevando os custos operacionais da oferta desses cursos, sobretudo em áreas que exigem mais práticas, que deverão ser exigidas presencialmente pelas IES.

Fique Atento!

O MEC ainda divulgará mais detalhes sobre as novas regras. Mantenha-se atualizado e prepare sua instituição para as mudanças!

Enquanto isto não acontece, que tal se atualizar mais sobre as alternativas de oferta de seus cursos nesta importante modalidade de ensino? A TeleSapiens e outras edtechs do Grupo dispõem de uma equipe de assessoria pedagógica especializada no assunto, além de vários recursos tecnológicos que podem lhe auxiliar neste novo contexto da EaD do ensino superior, como conteúdos cocriáveis, aulas ao vivo em white-label, simuladores imersivos para apoiar as práticas laboratoriais que serão exigidas como nunca, entre outras oportunidades para a sua instituição continuar se destacando no competitivo mercado do ensino superior.

Entre em contato com a TeleSapiens:
WhatsApp: (41) 99689-0362
PABX: (41) 4042-1446
E-mail: atendimento@telesapiens.com.br

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *