A tecnologia, mais precisamente a internet, criou novas formas de aprender e de ensinar, e os professores e demais profissionais da educação não podem mais deixar essas mudanças de lado. É por isso que, cada vez mais, as instituições de ensino, tanto as particulares quanto as públicas, estão apostando em conteúdos digitais.
Um relatório do Instituto Christensen, que estuda o potencial disruptivo da aprendizagem online nos Estados Unidos há mais de dez anos, demonstrou que a apropriação de novas tecnologias melhora a qualidade do ensino-aprendizagem.
Osistema híbrido, por sua vez, tem tudo a ver com essa melhoria, pois prega a integração das tecnologias ao ensino, mesclando aulas online e presenciais. O objetivo deste método é apresentar aos alunos conteúdos diversificados e que se complementam, promovendo uma reorganização do tempo e do espaço ocupado pelo processo de aprendizagem.
Esse modelo oferece maior autonomia e engajamento aos estudantes, o que é fundamental para sua evolução intelectual e para um maior aproveitamento do conteúdo.
Alguns dos principais benefícios do sistema híbrido de ensino:
- Torna os alunos membros ativos na sala de aula;
- Ajuda o professor a entender melhor quais as dificuldades e facilidades de cada aluno;
- Favorece momentos de interação e colaboração;
- Estimula a reflexão por parte do professor sobre a organização das atividades didáticas;
- Fomenta no aluno a habilidade de aprender a aprender.
O Instituto Christensen não é o único a analisar dados do ensino híbrido. Uma pesquisa da Fundação Catar projeta que, até 2030, a maior parte do ensino será personalizada, ou seja, irá acompanhar o ritmo e o interesse de cada aluno.
O estudo ainda aponta que tablets, computadores e smartphones estarão bem mais presentes nas salas de aula do que cadernos e lousas. Essa revolução será a chave para o avanço da educação nos próximos anos. Sua instituição está pronta para este novo paradigma?
Quer implementar o ensino híbrido? Nós podemos ajudar! Entre em contato: atendimento@telesapiens.com.br | (41) 4042-1446.