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7 dicas para escolher uma plataforma EaD - Telesapiens
out 27

7 dicas para escolher uma plataforma EaD

Sua instituição de ensino já aderiu ao EaD? Se ainda não, certamente o termo plataforma é o que primeiro aparece em sua lista de preocupações. Onde encontrar?  Como escolher? Qual o grau de importância que isto tem em um sistema de ensino a distância? São muitas as perguntas para as quais iremos tentar esclarecer as respostas neste artigo.

 

O que é plataforma EaD?

 

Este é um nome simplificado que utilizamos para representar o grupo de ferramentas intitulado: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou, como é mais conhecido na língua inglesa: Learning Management System (LMS). Traduzindo ao pé da letra, o termo em inglês significa sistema de gerenciamento da aprendizagem.

 

Quais as funcionalidades de um AVA?

 

Dentre as muitas dezenas de funcionalidades de um ambiente virtual aprendizagem, podemos elencar as seguintes:

 

 

  • Fóruns de discussão: São murais de dúvidas e discussões nos quais alunos e professores conseguem postar textos e objetos multimídia para serem comentados por outros usuários. Essas postagens podem ser feitas e comentadas livremente, ou por meio de uma moderação.
  • Chat online: Semelhante às conversas via WhatsApp, alunos e professores conseguem interagir direta e livremente. Em alguns AVAs, é possível criar grupos de usuários para chats.
  • Wiki: Trata-se de uma ferramenta por meio da qual é possível se criar um FAQ (Frequent Answers and Questions), ou seja, um repositório de perguntas e respostas acerca de definições e exemplos sobre o conteúdo lecionado, algo parecido com o Wikipédia, porém, criado especificamente para o seu conteúdo.
  • Bancos de questões (ou quizzes): Este é um dos principais recursos de um AVA. Por meio dele o professor consegue formular questões objetivas e subjetivas, cadastrando-as em um repositório para futuras aplicações de questionários. As questões desses formulários podem ser geradas e aplicadas aos alunos de forma randômica (aleatória) de modo que um aluno dificilmente terá a mesma avaliação de outro, com correção automática das questões objetivas.
  • Trilhas de aprendizagem: Esta funcionalidade nada mais é do que um espaço virtual onde é possível se incorporar recursos didáticos interativos, como e-books, podcasts, videoaulas, games, slides e todos os outros recursos que vimos anteriormente, como fóruns, chat online, wiki, etc. Em alguns AVAs, é possível programar um ordenamento lógico dessas trilhas, criando gatilhos e desafios gamificados que controlem e monitorem a progressão do aluno quanto à sua aprendizagem.

 

Claro que existem inúmeras outras funcionalidades presentes em uns, e ausentes em outros AVAs do mercado. São o que podemos chamar de diferenciais competitivos ou as “cerejas do bolo” que cada plataforma apresenta para se destacar em meio a tantas outras.

 

Quais as principais plataformas EaD do mercado?

 

Atualmente, é praticamente impossível falarmos em plataformas EaD sem lembrar do Moodle. Ele é o vovozinho de todos os AVAs do mercado. Mas, estranhamente, esse vovô de quase 20 anos de idade consegue se manter atual, graças ao seu modelo de licença aberta (open source), que permite a todos os membros da comunidade mundial alterar seu código fonte e atualizá-lo com os mais modernos recursos, como o H5P, que permite ao professor/tutor criar jogos educativos sem, ao menos, saberem programar.

 

Além de se manter atualizado por tanto tempo, o Moodle serviu de base para a construção de inúmeros outros AVAs comerciais do mercado. Além dele, disputam o acirrado mercado dos LMS centenas de plataformas EaD, dentre as quais destacamos:

 

  • Blackboard
  • Canvas
  • Eadbox
  • Edools
  • Ludospro
  • Sambatech

 

A grande maioria desses AVAs são de arquitetura proprietária e código fechado, mesmo aqueles que tiveram o Moodle como arquitetura-base. Alguns deles, como o Blackboard, apresentam versões freeware, porém com grandes limitações.

 

Vamos conhecer as 7 dicas para escolher o seu novo LMS?

 

1.      Suporte a teleaulas síncronas

 

Em tempos de pandemia do Corona Vírus, oferecer uma boa solução de videoconferência integrada à plataforma de EaD é mais que um diferencial competitivo para um LMS. É uma necessidade primordial. Normalmente, essas ferramentas trazem integrações com outras plataformas como o Zoom, Microsoft Teams, Google Meeting, entre outras. No entanto, dispor de um recurso de videoconferência voltado, especificamente, para promover teleaulas (ou aulas remotas síncronas) é uma importante variável para se garantir certas funcionalidades como:

 

  • compartilhamento de lousa (professor e aluno escrevendo sob uma mesma tela ou lousa virtual);
  • gravação das aulas na nuvem;
  • sistema de moderação e mediação piramidal (professor delegando a alunos e a outros professores o controle das interações ao vivo);
  • interatividade individual controlada (professor ou moderador podendo conversar diretamente com um dos alunos durante a teleaula remota); entre outros.

 

2.      Responsividade para dispositivos móveis

 

Mais de 82% dos usuários das tecnologias de informação e comunicação se utilizam de seus aparelhos celulares para fazer quase tudo em seu dia a dia, como acessar o Internet Banking, interagir em suas redes sociais, entre outras rotinas. Infelizmente, para o autoestudo essa estatística é um pouco diferente. Menos de um terço dos estudantes acessam as plataformas de suas escolas e faculdades por meio de dispositivos móveis. Segundo STEPHEN (2018), isto se dá pela falta de responsividade e baixo grau de usabilidade dos AVAs disponíveis no mercado na atualidade. Portanto, escolher uma plataforma de EaD que consiga responder bem em celulares e tablets pode ser um grande diferencial em termos de captação e retenção de alunos nessa modalidade de ensino.

 

3.      SaaS como arquitetura de licenciamento

 

Os softwares disponibilizados em licenças SaaS (Software as a Service) oferecem inúmeras vantagens como mobilidade de uso e velocidade de atualização. Com os LMS não poderia ser diferente. Ao invés de comprar um LMS e instalá-lo em seu servidor, procure contratar serviços em nuvem para utilização de uma plataforma EaD que realize cobranças por usuário ou lotes de usuários por mês ou ano. Desse modo você livra a sua instituição de uma série de preocupações como backups de segurança e atualização de versões. A grande maioria dos LMS disponíveis no mercado adotam essa modalidade de licenciamento. Até mesmo no caso do Moodle, diversas empresas oferecem serviços de provimento de acesso com tarifação por usuário, simulando o licenciamento de SaaS via Moodle.

 

4.      Integração com plataformas de e-commerce

 

Não dá para pensar em EaD sem sustentabilidade econômico-financeira. Procure um LMS que já incorpore uma solução para a venda e cobrança dos cursos a serem oferecidos na plataforma. Existem empresas especializadas em promoverem esse tipo de integração com o Moodle e com outros LMS freeware e open source.

 

5.      Integração com sistemas de gestão escolar ou acadêmica

 

Da mesma maneira que é preciso vender e cobrar, não é possível oferecer um sistema de ensino a distância sem o amparo de um bom sistema de gestão escolar (SIGE) ou acadêmica (SIGA) por trás. Desse modo, procure adquirir um SIGE para a sua escola ou um SIGA para sua instituição de ensino superior (IES) que consiga ser integrado facilmente a plataformas de EaD. Esses sistemas precisam recuperar as informações provenientes das atividades dos alunos para alimentarem seus bancos de dados com notas, frequência e histórico escolar dos alunos.

 

6.      Compatibilidade com o padrão Scorm

 

O Sharable Content Object Reference Model (SCORM) é um conjunto de padrões e requisitos mundialmente aceito para a incorporação de recursos didáticos interativos na web. Em termos técnicos, este padrão determina como o conteúdo que o aluno vê em seu dispositivo consegue ser executado em um servidor de aplicação. Bem, mas técnicas a parte, milhares de objetos interativos de aprendizagem como minigames e simuladores são construídos nesse padrão. Assim, para não perder a oportunidade de ver esses recursos didáticos rodarem em sua plataforma e encantarem seus alunos, procure um LMS compatível com esse padrão.

 

7.      Suporte técnico disponível

 

Antes de bater o martelo e adquirir um determinado LMS para a sua instituição, converse com quem já o utiliza há, pelo menos, 6 meses. Dentre as muitas perguntas que podem ser feitas para entender o quão simples ou complexo é manter este LMS é: em quanto tempo e por quanto ($) você conseguiu resolver algum problema técnico em sua ferramenta?

 

Em suma, não tente implantar um LMS que não tenha uma empresa ou uma competente equipe de profissionais devidamente habilitada para solucionar rapidamente qualquer problema que possa acontecer. Uma falha inesperada pode provocar a interrupção de seus serviços de provimento de conteúdos didáticos para seus alunos, com prejuízos incalculáveis para sua instituição, por isso, procure uma solução estável, segura e com um lastro que garanta a sua operação.

 

Boa sorte!

 

REFERÊNCIAS

 

STEPHEN, David. TECNOLOGIAS PARA A AUTOAPRENDIZAGEM. Florianópolis: XXIV CIAED/ABED. 2018. Acesso: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/31362.pdf

 

OLIVEIRA, Paulo Cristiano de; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida; NAKAYAMA, Marina Keiko. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA E AGENDA DE PESQUISA. JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag. 2016, vol.13, n.2, pp.157-180. Acesso: https://doi.org/10.4301/S1807-17752016000200001

 

 

SITES ACESSADOS:

 

Moodle. 11/Out/2020. Acesso: https://moodle.org/

 

Blackboard. 11/Out/2020. Acesso: https://www.blackboard.com/pt-br/solutions

 

Canvas. 11/Out/2020. Acesso: https://www.instructure.com/canvas/pt-br/ensino-superior/plataforma-de-tecnologia/produtos/canvas-lms

 

Eadbox. 11/Out/2020. Acesso: https://eadbox.com/

 

Edools. 11/Out/2020. Acesso: https://www.edools.com/

 

Ludospro. 11/Out/2020. Acesso: https://www.ludospro.com.br/

 

Sambatech. 11/Out/2020. Acesso: https://sambatech.com/comunicacao-e-treinamento-empresarial/

 

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