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Gamificação, o grande diferencial do seu conteúdo EaD - Telesapiens
dez 08

Gamificação, o grande diferencial do seu conteúdo EaD

A gamificação, ou gamification, como é mais conhecida internacionalmente, nunca esteve tão na moda, apresentando-se como uma alternativa em um momento que se busca meios para dar mais qualidade ao processo de autoaprendizagem no homeschooling (ensino doméstico).
Mas, o que é gamificação?
Este termo é empregado quando se pretende transformar uma atividade qualquer em um jogo, lançando mão de fatores essenciais que caracterizam esse processo, como a atribuição de scores (ou pontuação), estágios ou níveis de dificuldade, recompensas, premiações, entre outros fatores. No caso da gamificação educacional, o objetivo é fazer com que o estudante seja desafiado a aprender, desenvolvendo atividades lúdicas enquanto avança em sua trilha de aprendizagem.
Por que gamificar na educação?
A gamificação educacional pode ajudar na retenção de alunos, uma vez que torna a aprendizagem mais lúdica e desafiadora. Ao ser desafiado a cada etapa de seu aprendizado, o estudante se motiva mais e mais para atingir o seu objetivo e receber a sua premiação, seja lá qual for. Estudos comprovam que a aprendizagem baseada em games reduz a monotonia, fazendo com que o aluno não entre na “zona de conforto”, passando a ser o protagonista de seu próprio aprendizado.
Como gamificar a aprendizagem?
Existem duas maneiras de se gamificar o processo ensino-aprendizagem. Uma delas é implementando vários objetos interativos de aprendizagem (OIA) em meio a uma trilha cognitiva, mesclando momentos de leitura, exibição de vídeos e as ditas atividades gamificadas. Essas atividades podem ser pequenos jogos, como quizzes, jogo da memória, caça-palavras, jogo da forca, resta um, entre inúmeros outros formatos de jogos conhecidos pelo senso comum. A segunda forma é, literalmente, virar o tabuleiro e transformar a trilha de aprendizagem inteira em um grande jogo. Neste caso, em vez de pequenos games espalhados ao longo do percurso cognitivo, o jogo passa a ser o próprio percurso, com os conteúdos espalhados em seus vários estágios, níveis e desafios.
O case da PUC Paraná
Recentemente, a PUC Paraná desenvolveu, com a ajuda da TeleSapiens EdTech, uma disciplina de 60 horas inteiramente gamificada. Todo o processo de aprendizagem se deu em um campus virtual, onde o aluno escolhe o seu avatar e caminha pelas ruas e avenidas da universidade, entrando e saindo de portas que os levam a inúmeros objetos de aprendizagem, variando entre textos, vídeos, infográficos e desafios interativos.

Imagem: PUC Paraná®

Ao longo dos vários desafios e questionários preenchidos pelo avatar do estudante, alguns selos são conquistados, representando as soft skills demonstradas pelo estudante. Neste mesmo espaço virtual, os alunos conseguem postar suas atividades e trocar informações com seus colegas, por meio de um mural.
Com sua iniciativa, a PUC Paraná conseguiu desenvolver e implantar, com sucesso, uma das primeiras disciplinas 100% gamificadas do Brasil, provando à sociedade que é possível inovar na educação, oferecendo ainda mais qualidade aos estudantes que anseiam por uma educação diferente, em sintonia com as metodologias ativas da aprendizagem e as melhores práticas pedagógicas.

 

 

 

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