A primeira iniciativa que um gestor educacional tem ao pensar em implantar EAD em sua instituição de ensino é produzir seu próprio conteúdo. Mas, será que vale a pena?
Os conteúdos didáticos para EAD são fundamentais em um sistema de ensino-aprendizagem à distância. Sem eles, o professor precisa transacionar informações e interagir com seus alunos em praticamente 100% do tempo destinado à carga horária do curso. Não precisamos fazer muitas contas para perceber que isto é economicamente inviável, pois não permite a tão necessária escalabilidade do processo educacional.
Oferecer conteúdo de qualidade e atualizado é essencial para que o aluno possa preencher 80% dessa carga horária em seu processo cognitivo.
Atualização é o grande problema!
Manter um acervo de conteúdos educacionais devidamente atualizado é, sem sombra de dúvida, um dos maiores desafios para quem trabalha com Educação à Distância. Sobretudo, no ensino superior e técnico, onde a diversidade de disciplinas é enorme, o maior desafio é garantir que o conteúdo não fique “caduco”. Para isto, a instituição precisa manter uma equipe de auditoria para verificar, periodicamente, se uma mudança na legislação ou o lançamento de uma nova tecnologia interfere em algo que tenha sido escrito anteriormente. Parece simples mas não é, afinal, como este não é o foco da instituição de ensino e o material didático termina por ficar defasado, gerando sérios problemas. Por exemplo, como a de uma instituição de ensino que, recentemente, foi condenada em R$ 10.000,00 para restituir um aluno de pós-graduação que passou todo o curso estudando uma legislação antiga.
Custo também é um complicador
Quando uma instituição se propõe a produzir um conteúdo de qualidade, capaz de manter o índice de evasão em níveis baixos, normalmente ela demora a perceber que o investimento não se resume a contratar um professor para escrever um material. Pouco a pouco, ela nota que outros atores precisam entrar em cena.
Profissionais como designers educacionais, revisores linguísticos profissionais, roteiristas experientes em produção audiovisual, e uma série de outros e etapas são imprescindíveis ao processo editorial. Entretanto, isto pode custar mais de R$250,00 por hora-aula produzida.
Qual a solução ideal para você implantar uma EAD sustentável?
Se você não quer ter problemas com alunos processando a sua instituição de ensino ou sofrer com altas taxas de evasão em sua EAD, recomendamos fortemente que contrate uma EdTech.
O importante é que seja uma empresa que se comprometa a licenciar o uso de seu material didático em white-label (ou customizado), assegurando uma atualização constante de seu acervo e é isto que a TeleSapiens faz!
Nosso compromisso de atualização é bianual para conteúdos de gestão e saúde, e anual para os de tecnologia e direito. Um exemplo disto é a disciplina de “Licitações Públicas”, que está sendo completamente reescrita antes mesmo da nova Lei de Licitações entrar em vigor, como esperamos que aconteça até abril deste ano. Algumas disciplinas de saúde já tratam do tema da COVID-19.
Então, o que você está esperando? Acione um de nossos consultores educacionais e entre com pé direito neste promissor mercado de EaD, com um dos mais atualizados e completos conteúdos do mercado editorial brasileiro.