O INEP (MEC) divulgou no último dia 18 de fevereiro o novo Censo do Ensino Superior, com dados relativos a 2020. Embora já esperada, a grande notícia foi a virada nos números da Educação a Distância (EAD) frente ao ensino presencial.
Finalmente, já há mais alunos ingressando em cursos de graduação a distância do que na modalidade presencial. Segundo o Censo, 53,4% dos mais de 3,7 milhões de novos matriculados naquele ano optaram pela modalidade de EAD. Os outros 46,6% preferiram se matricular em cursos presenciais. Mesmo assim, esses alunos tiveram que realizar seus estudos por meio do ensino-remoto em 2020, em virtude da pandemia.
Mas, se você acha que este é o único indicador que retrata esta realidade, há muitos anos o crescimento da EAD já vinha dando sinais dessa virada. Somente de 2019 para 2020, o número de matrículas nesta modalidade cresceu 26,2%. Se levarmos em conta os últimos 10 anos, este número mais que quadruplicou, batendo os 428,2% de crescimento, contra um declínio de 13,9% no número de matrículas do ensino presencial.
Na TeleSapiens, de dezenas de kits-credenciamentos oferecidos em 2021, apenas 3 foram contratados por instituições de ensino superior que haviam dado entrada em processos de credenciamento ou autorização de cursos na modalidade presencial, ainda que utilizando os 20% ou 40% da carga horária em EAD permitida por lei.
Mesmo agora, com mais de 80% da população vacinada, estudantes desta e de outras modalidades de ensino continuam apostando na EAD como forma de otimizarem seu tempo e economizarem dinheiro, uma vez que as mensalidades em cursos a distância são geralmente menores do que na modalidade presencial. E mesmo aqueles que pretendem estudar em cursos presenciais, não abrem mão das facilidades oferecidas pelo ensino híbrido, que tende a se tornar uma modalidade cada vez mais presente na educação superior e básica em todo o Brasil.
E a sua IES? Já está pronta para esta nova realidade? A TeleSapiens pode lhe ajudar naquilo que é mais desafiador para quem quer oferecer um ensino a distância eficaz e sustentável economicamente: conteúdo de qualidade, diversificado e atualizado!
Interessado? Vem conversar com a gente. Clique aqui e entre em contato conosco.