TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
As mulheres lideram o ranking de matrículas no ensino superior. - Telesapiens
Blog
mar 08
As mulheres lideram o ranking de matrículas no ensino superior

As mulheres lideram o ranking de matrículas no ensino superior.

As mulheres lideram o ranking de matrículas no ensino superior.

Por David Stephen

Temos uma excelente notícia para as mulheres, justamente no dia da mulher! Segundo o Instituto Semesp, mais de 5 milhões de mulheres se matricularam em alguma graduação superior. Isto representa quase 60% do total de alunos. Espantoso, não é? Isto indica o grau de preocupação que o público feminino tem com o seu próprio futuro, justamente em um momento especial da história, em que a mulher demonstra cada vez mais empoderamento no mercado de trabalho.

As mulheres lideram o ranking de matrículas no ensino superior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Freepik.

Segundo o instituto Semesp, a participação feminina nas matrículas do ensino superior aumentou 1,4% nos últimos 10 anos, sobretudo na rede particular de ensino. O Semesp constatou ainda que o percentual de mulheres que concluíram o ensino superior também se aproximou dos mesmos 60% em 2020, uma prova da resiliência feminina quanto à evasão no ensino superior.

Quando olhamos para o mercado de trabalho, percebemos também alguns números animadores. A participação proporcional das mulheres no ensino superior tem contribuído para um aumento da ocupação dos cargos de liderança, fato que se contrapõe à história pregressa, onde o público feminino ocupava cargos de menor graduação no staff das organizações.

Segundo o Semesp, o corpo docente das instituições de ensino superior ainda é predominantemente masculino, mas a participação feminina nesse mercado vem crescendo segundo a pesquisa do instituto, passando de 45% para 46,8% na última década, o que representa um incremento de 1,8% nessa fatia. Mais uma vez, a rede privada foi responsável pela maior parte das contratações de professoras em todo o Brasil.

Mas se considerarmos os cargos técnico-administrativos, as mulheres representam 55% do efetivo contratado pelas IES. Nos últimos 10 anos, o percentual de mulheres no ensino superior ultrapassou o de homens, passando de 49,6% em 2010 para 50,7% em 2020.

Mas existem grandes desafios e tabus para serem quebrados. Nos cursos de ciências exatas, sobretudo nos de alta tecnologia, como engenharia de computação e robótica, o público estudantil feminino ainda é menor que o masculino, mas vem crescendo nos últimos anos.

Enfim, pouco a pouco, as mulheres vêm ganhando destaque em um mundo até pouco tempo atrás monopolizado pelos homens. E neste dia tão especial, a TeleSapiens manifesta suas congratulações a todas as mulheres que lutam para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, nas universidades e na vida como um todo, dando verdadeira demonstração de força e resistência ao superar os enormes desafios impostos à sua condição ao longo dos tempos.

Parabéns, mulher guerreira! O mundo cada vez mais é de vocês.

Acesse o conteúdo completo do Instituto Semesp clicando aqui.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados com educação e tecnologia? Clique aqui para acessar nosso site e saber mais.

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *