TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Avaliação do MEC: sua instituição está preparada? - Telesapiens
Blog
set 06
Avaliação do MEC: sua instituição está preparada?

Avaliação do MEC: sua instituição está preparada?

Estar preparado para a avaliação do MEC é fundamental para que a sua instituição de ensino tenha uma boa pontuação e, consequentemente, mantenha seus alunos e conquiste novas matrículas. 

Muitos estudantes se baseiam nessa nota para escolher em qual IES ingressar, daí a importância de seguir os critérios de avaliação exigidos.

Para ajudar a esclarecer suas dúvidas, elaboramos este artigo, que vai explicar como essa avaliação é realizada e qual a sua importância para se ter um ensino de qualidade.

Qual a importância da avaliação do ensino superior?

O Ministério da Educação (MEC), realiza essa avaliação em todas as instituições de ensino superior com a finalidade de comprovar a qualidade do ensino de cada uma. As únicas que não fazem parte desta avaliação são as instituições municipais, que são avaliadas pelos respectivos Conselhos Estaduais de Educação (CEE).

A partir da análise realizada, as instituições avaliadas têm a oportunidade de realizar melhorias, seja na infraestrutura e/ou no corpo docente, visando melhorar a qualidade dos cursos ofertados.

Com base nessa avaliação do MEC, são desenvolvidas políticas públicas na área da educação superior, além de ajudar as pessoas, disponibilizando dados referentes às instituições de ensino de todo o Brasil.

Como o MEC realiza a avaliação? 

Por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o MEC avalia os três principais componentes do ensino superior: a instituição, os cursos e o desempenho dos alunos. A soma desses indicadores resulta em uma nota, que permite se ter uma noção do nível da qualidade dos cursos e das instituições de todo o país.

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma das ferramentas que fazem parte da avaliação do MEC. Trata-se da aplicação de uma prova aos estudantes que iniciam e terminam seus cursos. 

O objetivo do exame é comparar os resultados dos alunos que estão entrando com os que estão saindo da IES, viabilizando a medição do conhecimento absorvido por eles, quer em sala de aula, nos cursos presenciais, quer por meio dos conteúdos e plataformas EaD.

A avaliação do MEC também considera outros dados relevantes?

Além dos resultados do Enade, o MEC realiza a avaliação de outro indicadores importantes para atribuir a nota final de cada instituição, como por exemplo:

  • a quantidade de professores mestres e doutores contratados; 
  • os recursos didáticos aplicados em sala de aula e nas plataformas EaD;
  • e a infraestrutura oferecida aos estudantes, tanto presenciais quanto a distância.

A união dessas informações formam o CPC (Conceito Preliminar de Curso). As notas variam entre 1 e 5, entretanto, a média nacional é 3. 

Instituições que atingem notas 1 ou 2, obrigatoriamente recebem a visita de técnicos do MEC, que farão uma avaliação in loco. Nesse caso, a nota pode ser modificada para mais ou para menos, e a instituição deve se comprometer a realizar melhorias suficientes para aumentar seus indicadores. No caso de descumprimento, pode haver aplicação de multas ou até mesmo o fechamento da instituição.

O IDD (Indicador de Diferença de Desempenho) é outro indicador aplicado pelo MEC, que considera o perfil socioeconômico do aluno e a nota que ele obteve no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no momento de seu ingresso no curso. Este indicador, somado à nota do ENADE, permite que se avalie o quanto o curso contribuiu para a formação de cada estudante. Este é um dos mais importantes indicadores, por retratar a real eficiência da instituição de ensino com relação à eficácia de seu ensino. 

Como preparar sua IES para a avaliação do MEC?

Se a sua IES ainda não está preparada para essa avaliação, saiba que é possível seguir algumas dicas para alcançar esse objetivo. Portanto, saiba que é essencial investir em algumas questões estratégicas e estar sempre atento às exigências do órgão avaliador. Veja algumas dicas indispensáveis:

Foque na qualidade do ensino

A qualidade do ensino é um dos critérios mais importantes da avaliação do MEC. Por isso, invista na qualidade dos cursos disponíveis. Os estudantes precisam ter acesso ao melhor ensino possível para que eles tenham uma formação de qualidade.

Invista em infraestrutura e instalações

Além da qualidade do ensino, a infraestrutura é outro fator que deve ser considerado. A sua instituição precisa atender minimamente às exigências do MEC, mas pode investir além do básico, para oferecer aos estudantes boas instalações e recursos tecnológicos eficientes, sobretudo na modalidade de EaD. Uma boa IES conta com tecnologia de ponta, acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), biblioteca com vasto acervo, entre outros fatores.

Escute os alunos

Os estudantes da sua instituição são as pessoas mais importantes no processo educacional, e entender suas necessidades é um ótimo caminho para oferecer um ensino de qualidade e conquistar bons resultados na avaliação do MEC. Para os estudantes que vão realizar o ENADE, procure oferecer soluções que os ajudem na preparação para o exame. Além de deixá-los mais tranquilos e mais preparados para realizar a prova, eles vão perceber que a IES se preocupa com eles. 

E por falar em ENADE, certifique-se de que a sua matriz curricular cumpre todos os conteúdos e habilidades exigidos pelo exame. Aplicar simulados é uma boa dica para preparar bem os seus alunos.

Prepare sua IES para a visita do MEC

Antes da visita do MEC, analise se todos os requisitos de avaliação estão sendo atendidos. Confira tudo minuciosamente, ponto a ponto, para garantir que a instituição esteja dentro das normas e, assim, evitar surpresas desagradáveis que podem comprometer a nota da sua instituição. 

Uma dica importante: crie um checklist estritamente em cima das diretrizes e requisitos descritos no instrumento de avaliação do MEC. É perfeitamente possível antever a nota que a sua IES poderá atingir na maioria das dimensões a serem avaliadas.

Tenha sempre em mente os resultados do ENADE, CPC e IGC 

Seja qual for a avaliação do MEC, ela deve ser vista como uma forma de contribuir para a melhoria do ensino em sua instituição. Tendo em mente os pontos positivos e os que exigem melhorias, é possível elevar cada vez mais o nível de ensino de sua IES. 

Uma boa dica para garantir que a sua instituição de ensino sempre crescerá nesses indicadores é valorizar a CPA (Comissão Permanente de Avaliação). Trata-se de um comitê composto por um representante de cada segmento da comunidade acadêmica, como docentes, técnicos-administrativos, mantenedora, entre outros. Pagar horas fixas para o coordenador da CPA, exigindo que ele gerencie os instrumentos avaliativos de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, é uma fórmula infalível para obter boas notas nas avaliações do MEC.

A TeleSapiens ajuda a sua IES 

A TeleSapiens oferece assessoria pedagógica gratuita para seus clientes, com todo o suporte de plataforma e conteúdo necessário para apresentar projetos de credenciamento e autorização de cursos à comissão avaliadora do MEC. 

Solicite o contato de um dos nossos consultores educacionais, clicando aqui.

 

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.