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Mapas conceituais: um objeto de aprendizagem emergente - Telesapiens
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abr 11
Mapas conceituais: um objeto de aprendizagem emergente

Mapas conceituais: um objeto de aprendizagem emergente

Uma imagem fala mais do que mil palavras. Disso você já deve saber. Mas, imagine se uma imagem for utilizada para expressar palavras e o relacionamento entre elas? O resultado disto é aprendizagem significativa e potencializada.

Estamos falando dos mapas conceituais. Você sabe o que isto significa? Então continue lendo este artigo e descubra tudo o que essas singelas imagens podem fazer para aumentar o potencial de aprendizagem de seu aluno.

Mapas conceituais, um objeto de aprendizagem emergente - fig 3

Imagem: Editorial TeleSapiens (2021).

Para começar a entender o que é um mapa conceitual, vamos iniciar pela sua própria definição. Há várias definições para esta ferramenta de estudos. Uma das boas é a seguinte:

DEFINIÇÃO: Considerado como um objeto de aprendizagem, o mapa conceitual é uma estrutura infográfica capaz de auxiliar pessoas a organizar conceitos, ideias e informações de modo esquemático.

Joseph Novak (1970) foi o primeiro a lançar a teoria dos mapas conceituais. O pesquisador e professor norte-americano introduziu este conceito como uma ferramenta administrativa cuja finalidade era a de representar o conhecimento de forma visual, aperfeiçoando uma outra ferramenta bastante utilizada até então: o organograma.

Como se constrói um mapa conceitual?

A técnica de desenvolvimento de mapas conceituais é bastante simples, podendo ser aplicada por professores, estudantes ou profissionais de qualquer área de conhecimento. As etapas para sua construção são as seguintes:

PASSO 1)

Resuma a sua ideia, pensamento ou conhecimento em frases interconectadas, de modo que você possa identificar sentenças contendo “conceito”, seguido de “verbo”, seguido de outro “conceito”. Por exemplo:

Aspectos docentes e a gestão escolar na educação infantil identificam estratégicas metodológicas adequadas para o ensino, mostrando que a BNCC é um documento normativo que descreve quais as aprendizagens específicas que todos os alunos precisam desenvolver em cada etapa da educação básica

PASSO 2)

Separe as afirmações dos verbos de ligação entre elas. Por exemplo:

  • Aspectos docentes e a gestão escolar na educação infantil 
  • identificam 
  • estratégicas metodológicas adequadas para o ensino
  • mostrando que 
  • a BNCC é um documento normativo 
  • que descreve 
  • quais as aprendizagens específicas que todos os alunos precisam desenvolver em cada etapa da educação básica

PASSO 3)

Inscreva cada afirmação em um retângulo diferente, traçando uma reta de ligação entre eles. Em cada uma dessas retas, escreva o respectivo verbo de ligação, de modo a gerar um fluxograma. A ilustração abaixo retrata parte do mapa conceitual referente às sentenças e verbos de ligação descritos acima.

Imagem: Editorial TeleSapiens (2021).

Qual a diferença entre mapa conceitual e mapa mental?

Esta é uma dúvida que surge em muitas discussões sobre mapas conceituais.  As diferenças são sutis, mas existem e devem ser explicadas. Elas têm início na formação visual dessas duas ferramentas. Enquanto o mapa conceitual se parece com uma rede de conexões, os mapas mentais têm sua construção a partir de uma ideia central, ramificando as outras ideias conectadas, assemelhando-se a uma árvore, cheia de raízes e galhos.

Mapas conceituais, um objeto de aprendizagem emergente - fig 3

Imagem: Freepik.

Sob o ponto de vista da definição dessas duas ferramentas, também existe uma diferença determinante. Os mapas mentais são ferramentas utilizadas para construir pensamentos e ideias, bastante empregados em reuniões de brainstorming para o desenvolvimento de projetos, por exemplo. Já os mapas conceituais são aplicados como ferramenta de estudo (ou aprendizagem), e se destinam a expressar conceitos de ideias e pensamentos pré-concebidos.

Para que servem os mapas conceituais na educação?

Enquanto objeto de aprendizagem, os mapas conceituais são ferramentas importantes para a fixação do conteúdo, bastante utilizados para facilitar a memorização de conceitos e o entendimento de suas conexões.

A Editora TeleSapiens costuma utilizar esses recursos como infográfico de encerramento da apresentação de cada unidade letiva. Como as disciplinas dispõem de quatro unidades, cada uma delas apresenta quatro mapas conceituais posicionados no final da trilha de aprendizagem.

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