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Como montar um portal de cursos online? - Telesapiens
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abr 25
Como montar um portal de cursos online?

Como montar um portal de cursos online?

Se você é um daqueles que já sonhou em ganhar uma fábula de dinheiro com negócios na Internet, certamente já pensou em montar um portal de cursos online, não é mesmo? Este é, seguramente, um dos grandes empreendimentos que podem ser 100% montados na web. O mercado está cheio de casos de sucesso, como o Curso24horas, Portal Educação, iPED, UOL Edtech, Udemy, entre tantos outros.

Mas, será que esse mar ainda está para peixe? Quais são os passos para montar um portal de cursos online de forma rápida e barata? E, a pergunta do milhão: como fazer isso virar dinheiro?

Neste artigo, vamos responder essas perguntas e lhe fornecer algumas dicas de ouro para você não se dar mal nesse plano de negócio.

Cursos online ainda são um grande negócio?

Ter um milhão de alunos, ganhando cada vez menos sobre cada vez mais! Essa retórica foi o que moveu os pioneiros de paradigma, como Portal Educação, Curso24horas, iPED, entre inúmeros outros players desse mercado. Estamos falando dos idos de 2007, ano que marcou o início da corrida para os então conhecidos como cursos online.

Naquela época, tudo o que tinha de ser feito era criar um site atraente, montar um estúdio de gravação, gravar videoaulas com professores e profissionais ensinando o que sabiam fazer, jogar na web e pronto! A mágica praticamente acontecia sozinha. Era um período em que o Marketing Digital estava engatinhando no Brasil e no mundo. Divulgar produtos na web e fazê-los viralizar era uma tarefa essencialmente orgânica, com baixíssimo custo. O segredo era gerar conteúdo relevante para melhorar a indexação do site no Google. Foi assim que a maioria desses players iniciou sua jornada.

Contudo, o marketing digital não é mais um bebê dando os primeiros passos. Depois que ultrapassou a mídia convencional, a propaganda digital em sites de busca e, principalmente, nas redes sociais, deixou de ser uma brincadeira de criança e se tornou um processo extremamente dispendioso. Fazer um site viralizar na web pode custar alguns muitos milhares de reais. Já esperar que a divulgação orgânica gere engajamento espontâneo é uma questão de sorte e de tempo, muito tempo mesmo!

Mas, e então? Como fazer isso tudo virar dinheiro? É isso que iremos responder logo após abordarmos os passos para se criar um portal de cursos online consistente.

Passos para montar um portal de cursos online eficiente

Faça um plano de negócio.

Um portal de cursos online é um negócio como outro qualquer. Desse modo, ele merece todo o cuidado que qualquer empreendimento exige. O planejamento é uma etapa que não deve ser queimada, em nenhuma hipótese. É nesta fase em que você deverá fazer uma pesquisa de mercado, levantando itens como: seus concorrentes, os preços dos cursos deles, seus diferenciais em relação a eles, e o estudo de viabilidade financeira, que deverá lhe indicar em quanto tempo o seu projeto poderá retornar o capital que você investirá nele.

Foco na sua vocação.

Escolha uma área onde você disponha de algum diferencial competitivo, como notoriedade de marca, vocação ou a oferta de conteúdo pronto ou profissionais de renome que possam gerar engajamento. Por exemplo, se você atua na área de saúde e já dispõe de profissionais capazes de gerar conteúdo relevante nessa área, não se aventure em áreas que você não domina. Lembre-se, quanto maior a pulverização de conteúdo, mais difícil será a captação de alunos e, consequentemente, maior será o investimento necessário em marketing digital.

Invista na produção de conteúdo.

Alugue ou monte um estúdio de gravação profissional, com boa iluminação e acústica, além de equipamentos de qualidade. Inove nos enquadramentos e na edição dos vídeos. Procure gravar vídeos curtos, procurando não ultrapassar a barreira dos 10 minutos, cada um.

Adquira conteúdos prontos em sua área.

Lembre-se de que, no marketing digital, qualidade e quantidade têm que caminhar juntas. Portanto, além de seus conteúdos vip, procure oferecer um grande volume de cursos online sem se afastar de sua área de expertise.

Não tente reinventar a roda.

Procure um marketplace ou uma plataforma educacional 360 graus para hospedar os seus cursos. Existem inúmeras ofertas de ambientes digitais como esses no mercado. Alguns exemplos: Hotmart, DRM Educação, Udemy, entre muitos outros.

Diferencie o seu portal.

Lembre-se, seus concorrentes também estarão nessas mesmas plataformas e marketplaces. Então, invista no visual de sua página de compras, assim como na indexação do conteúdo textual para ranquear bem essa página no Google e em outros mecanismos de busca.

Gere conteúdo relevante para divulgar seus cursos.

Embora a divulgação orgânica não consiga, por si só, garantir o atingimento das metas de captação, ela é muito eficiente para gerar engajamento e autoridade digital. Para isto, recomendamos que você construa um blog e inicie um processo de postagens semanais de novos artigos. Esses conteúdos devem ser ecoados nos principais perfis, páginas e canais das redes sociais de seu empreendimento, como Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn. Ainda, como parte integrante desses conteúdos, você deve postar vídeos curtos com regularidade em canais como Youtube e IGTV, tanto no formato desktop quanto na modalidade de Reels. Esses vídeos podem ser partes das videoaulas ou aulas de degustação. Via de regra, cada curso deve ter um vídeo de apresentação geral para venda. Mas lembre-se de que todos esses vídeos devem ser curtos, respeitando os limites de cada rede social ou canal de vídeos.

Ofereça iscas.

Oferte alguns cursos gratuitos para as pessoas degustarem seu conteúdo. Trabalhe em cima da divulgação recorrente para quem se inscreveu nesses cursos. Será bem mais fácil captar alunos pagantes dentro deste universo do que fora dele.

Como isso tudo vira dinheiro?

Se você está pensando que tudo isso vira dinheiro da noite para o dia, pode repensar seu empreendimento. Reinvista a maior parte do seu lucro na produção de novos cursos e no marketing digital para captação de novos alunos. Estabeleça metas de crescimento para superar os números planejados em seu business plan.

Lembre-se, o tempo, a experiência e a determinação são ingredientes que não podem faltar para você chegar lá!

Como a TeleSapiens pode lhe ajudar em seu portal de cursos online?

A TeleSapiens dispõe de mais de 500 títulos em seu portfólio de componentes curriculares. Esses componentes foram dimensionados para uma carga horária de até 80 horas, cada. Classificados por área de conhecimento, os conteúdos da TeleSapiens podem representar um excelente ponto de partida para você oferecer um acervo volumoso de cursos online nas áreas de administração, saúde, informática, legislação e direito, infraestrutura, indústria, logística, segurança, entre várias outras.

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