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O que são itinerários formativos? - Telesapiens
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abr 20
O que são itinerários formativos?

O que são itinerários formativos?

A TeleSapiens resolveu abrir os horizontes para falar sobre a pauta da reforma do ensino médio, começando por levar até você um pouco deste conhecimento para embasar esse debate. E o primeiro conceito sobre o qual iremos discorrer nesse artigo é o dos Itinerários Formativos. O que são? Para que servem? Qual o propósito de eles existirem no contexto da educação básica, mais especificamente no ensino fundamental (anos finais) e ensino médio? Vamos entender melhor isso?

A reforma do ensino médio não conseguiu ser implantada pelo governo anterior. Muitos problemas e controvérsias estão na pauta das discussões no atual governo e nas comunidades educacionais brasileiras como um todo.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para o ensino no Brasil, desde a educação infantil até o ensino médio. Ela foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) e é composta por um conjunto de habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver ao longo de sua formação escolar.

O que são?

Com a nova BNCC, foram introduzidos os Itinerários Formativos, que são uma forma de ampliar as possibilidades de escolha e de flexibilização curricular no ensino médio e ensino fundamental (anos finais). Eles permitem que os estudantes possam escolher uma área de interesse para aprofundar seus estudos e desenvolver habilidades específicas.

Para que servem?

Os Itinerários Formativos são divididos em áreas de conhecimento. Para o novo ensino médio, que foi instituído pela Lei nº 13.415/2017, existem cinco áreas focais a serem trabalhadas no processo educacional. Antes da reforma, o currículo era dividido em disciplinas isoladas, enquanto agora as disciplinas estão agrupadas em grandes áreas que se relacionam entre si. São cinco as áreas de conhecimento do novo ensino, a saber:

  1. Linguagens e suas Tecnologias: Essa área de conhecimento engloba disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Comunicação e Literatura.
  2. Matemática e suas Tecnologias: Essa área de conhecimento abarca especificamente a Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação.
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Essa área de conhecimento abrange as disciplinas de Biologia, Física e Química.
  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Nessa área de conhecimento estão presentes disciplinas como História, Geografia, Filosofia, Sociologia, além de outras áreas como Administração, Economia, Direito, Psicologia, entre outras.
  5. Formação Técnica e Profissional: Essa área de conhecimento tem como objetivo a formação técnica e profissional dos estudantes, por meio de cursos técnicos integrados ao ensino médio ou de cursos profissionalizantes em áreas específicas, utilizando o conhecimento advindo das disciplinas propedêuticas para aplicação no mundo do trabalho.

As áreas de conhecimento do novo ensino médio foram criadas com o objetivo de promover uma formação mais integrada e contextualizada, que permita aos estudantes uma visão mais ampla e crítica do mundo. Com a organização curricular em áreas de conhecimento, espera-se que os estudantes desenvolvam competências e habilidades mais amplas e relacionadas, além de contribuir para uma formação mais conectada com a realidade social e econômica do país.

Dessa forma, os estudantes poderão escolher entre itinerários vinculados às áreas de conhecimento, que poderão ser organizados em diferentes formatos, tais como projetos interdisciplinares, oficinas, práticas de laboratório, projetos de pesquisa, entre outros.

Qual o propósito de eles existirem no contexto da educação básica?

Os Itinerários Formativos foram pensados para oferecer uma educação mais personalizada, que permita que cada estudante desenvolva suas habilidades e interesses de forma mais aprofundada. Eles também permitem uma maior flexibilização curricular, possibilitando que as escolas possam oferecer uma formação mais adequada às necessidades e características de seus estudantes.

A BNCC estabelece que, para a implementação dos Itinerários Formativos, é preciso que as escolas tenham uma proposta pedagógica que contemple a flexibilização curricular e que promova a integração entre as diferentes áreas do conhecimento. É importante ressaltar que essa implementação não é obrigatória, mas é uma possibilidade que as escolas podem explorar para oferecer uma educação mais adequada às necessidades e interesses de seus estudantes.

Em suma, os Itinerários Formativos são uma forma de ampliar as possibilidades de escolha e flexibilização curricular no ensino médio e ensino fundamental (anos finais), permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e interesses de forma mais aprofundada. Eles representam uma importante mudança na educação brasileira, possibilitando uma formação mais personalizada e adequada às necessidades de cada estudante.

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