TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Como preparar seus alunos para o ENADE 2023? - Telesapiens
Blog
maio 17

Como preparar seus alunos para o ENADE 2023?

Por que será que é tão difícil resolver uma questão no padrão ENADE? Quais as diferenças entre um banco de questões convencional e um no formato ENADE? Quizzes e questões ENADE são a mesma coisa? Entenda essas diferenças e muito mais no artigo que preparamos para você que está preocupado com o desempenho de seus alunos no Exame Nacional de desempenho de estudantes deste ano.

Afinal, o que é e para que serve o ENADE?

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um exame exigido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas ao longo do curso de graduação. O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC.

O ENADE é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade do ensino superior no país. O exame é aplicado regularmente a cada três anos e abrange estudantes que estejam concluindo cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância, em áreas específicas do conhecimento, como Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Exatas, entre outras.

Os resultados do ENADE são utilizados para compor indicadores de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Esses indicadores são divulgados pelo INEP e ajudam na avaliação e regulação dos cursos e instituições de ensino superior, fornecendo informações para a sociedade sobre a qualidade dos cursos oferecidos.

Além disso, a participação dos estudantes no ENADE é obrigatória e condição indispensável para a colação de grau. Aqueles que não realizam o exame ou obtêm um desempenho insatisfatório podem ter dificuldades para obter o diploma de graduação.

O que dificulta o desempenho do estudante no ENADE?

Diversos fatores podem dificultar o desempenho dos estudantes no ENADE. Um dos principais é, sem dúvida, a preparação inadequada dos alunos, que vai desde a falta de familiaridade com o formato de questões do ENADE, até a deficiência de sua formação quanto aos estudos dos conteúdos pertinentes ao seu curso.

  • Falta de motivação é outro fator importante para o bom desempenho acadêmico. Se o estudante não estiver motivado para se dedicar aos estudos e se preparar adequadamente para o ENADE, é provável que seu desempenho seja afetado.
  • Outro fator importante é o desconhecimento dos critérios de avaliação. É fundamental que os estudantes estejam cientes dos critérios de avaliação utilizados no ENADE. Se não souberem quais são os aspectos que serão considerados na correção das provas, podem perder pontos importantes por falta de atenção a esses critérios.
  • O nervosismo e ansiedade também podem afetar negativamente o desempenho dos estudantes no ENADE. A pressão do exame, o medo de fracassar e a falta de controle emocional podem dificultar a concentração e a capacidade de raciocínio durante a prova.
  • O ENADE tem uma duração limitada, e isso pode ser um desafio para alguns estudantes. Se não conseguirem administrar bem o tempo disponível, podem não conseguir responder todas as questões ou não ter tempo suficiente para desenvolver respostas completas e adequadas.
  • Por fim, alguns estudantes podem se sentir inseguros em relação aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e ter receio de não estarem preparados o suficiente para o exame. Essa insegurança pode impactar negativamente seu desempenho, levando a respostas pouco assertivas ou a deixar questões em branco.

Simulações ajudam no processo de preparação para o ENADE?

Sem dúvida, a prática da resolução de questões no padrão ENADE pode auxiliar sobremaneira os estudantes na hora do exame. Para isto é importante que eles tenham acesso às questões aplicadas em exames anteriores.

O INEP divulga os cadernos das provas e seus respectivos gabaritos-respostas na Internet. Você pode acessar este conteúdo por meio do link:

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/provas-e-gabaritos

Lá você pode acessar as provas de todas as edições do ENADE, desde 2004, quando aconteceu a primeira edição do exame.

Que cursos serão avaliados em 2023?

Os cursos não são avaliados anualmente. Alguns grupos de cursos passam por avaliações periódicas. Por exemplo, em 2023, apenas 28 cursos serão avaliados:

  1. Agronomia
  2. Arquitetura e Urbanismo
  3. Biomedicina
  4. Enfermagem
  5. Engenharia Ambiental
  6. Engenharia Civil
  7. Engenharia de Alimentos
  8. Engenharia de Computação
  9. Engenharia de Controle e Automação
  10. Engenharia de Produção
  11. Engenharia Elétrica
  12. Engenharia Florestal
  13. Engenharia Mecânica
  14. Engenharia Química
  15. Farmácia
  16. Fisioterapia
  17. Fonoaudiologia
  18. Medicina
  19. Medicina Veterinária
  20. Nutrição
  21. Odontologia
  22. Zootecnia
  23. Tecnólogo em Agronegócio
  24. Tecnólogo em Estética e Cosmética
  25. Tecnólogo em Gestão Ambiental
  26. Tecnólogo em Gestão Hospitalar
  27. Tecnólogo em Radiologia
  28. Tecnólogo em Segurança no Trabalho

Então, para ter acesso às provas anteriores desses cursos, você precisa acessar o ano de 2019, ou seja, de quatro em quatro anos o INEP repete o ciclo de avaliação de um mesmo grupo de cursos de graduação.

Como é o formato da prova do ENADE?

A avaliação do ENADE é dividida em duas partes. A primeira delas, intitulada Formação Geral, testa os conhecimentos do estudante acerca de temas comuns a todos os cursos, tais como:

  1. Ética
  2. Cidadania
  3. Democracia
  4. Estado e sociedade
  5. Trabalho e sociedade
  6. Educação e desenvolvimento humano e social
  7. Cultura, arte e comunicação
  8. Ciência, tecnologia e inovação
  9. Promoção da saúde e prevenção de doenças
  10. Segurança alimentar e nutricional
  11. Meio ambiente: biodiversidade, sustentabilidade e intervenção humana
  12. Relação campo-cidade: desenvolvimento urbano e rural
  13. Relação entre campo e cidade: qualidade de vida
  14. Processos de globalização e política internacional
  15. Territórios, sociodiversidade e multiculturalismo
  16. Relações de desigualdade, de opressão e/ou de exploração étnico-raciais e de classe
  17. Gênero e orientação sexual
  18. Acessibilidade e inclusão social

Para avaliar esses conhecimentos do estudante quanto à sua formação geral, são aplicadas 8 questões objetivas e 2 discursivas, equivalendo a 25% da pontuação total da prova.

A segunda parte do exame é composto por 30 questões, sendo 27 objetivas e 3 discursivas. Essas questões se referem à avaliação dos conhecimentos específicos adquiridos pelo estudante em seu respectivo curso.

Tanto na formação geral, quanto na avaliação específica do curso, as questões do ENADE são elaboradas com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos, habilidades e competências desenvolvidos ao longo de seu curso de graduação. Para isto, alguns requisitos são levados em consideração pelo INEP ao demandar a elaboração dessas questões por parte de seus autores:

  • Base conceitual: As questões do ENADE são formuladas com base nos conteúdos programáticos definidos pelas diretrizes curriculares do respectivo curso. Elas buscam avaliar a compreensão dos estudantes em relação aos conceitos, teorias e práticas relevantes para a área de conhecimento específica.
  • Contextualização: As questões frequentemente apresentam um contexto ou situação específica relacionada à área de estudo. Isso permite que os estudantes apliquem seu conhecimento teórico a situações práticas, analisem problemas reais ou tomem decisões com base nesse contexto. Por outro lado, essa característica normalmente torna os enunciados mais longos, exigindo do aluno prática de leitura, abstração de ideias e interpretação textual apuradas.
  • Interdisciplinaridade: O ENADE valoriza a capacidade dos estudantes de relacionar conhecimentos de diferentes disciplinas e integrá-los em suas respostas. As questões podem abordar temas que envolvam mais de uma disciplina, incentivando uma visão ampla e integrada do conhecimento.
  • Habilidades e competências: Além do conhecimento teórico, as questões do ENADE também buscam avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes durante o curso. Isso pode incluir habilidades de análise, interpretação de dados, resolução de problemas, argumentação, tomada de decisões, entre outras.
  • Níveis de complexidade: As questões podem variar em termos de níveis de complexidade, indo desde questões que exigem um conhecimento mais básico e aplicação direta de conceitos até questões que requerem análise crítica, síntese de informações e aplicação avançada do conhecimento.
  • Tipos de questões: O ENADE utiliza diferentes formatos de questões, como questões de múltipla escolha, questões discursivas, questões de associação, questões de ordenação, entre outras. Essa variedade permite avaliar diferentes habilidades cognitivas e proporcionar uma avaliação mais abrangente do estudante.

10 dicas para o seu aluno atingir um bom desempenho no ENADE

Preparar seus alunos para o ENADE requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem estratégica. Reunimos algumas dicas para seus alunos terem uma melhor preparação e, consequentemente, um melhor desempenho neste exame:

  • Conheça o formato do exame: Seu aluno precisa se familiarizar com a estrutura do ENADE, incluindo o número de questões, o tempo de duração e a divisão das áreas de conhecimento.
  • Revisar os conteúdos do curso: Revisar as disciplinas e os tópicos que foram abordados durante o curso é uma estratégia importantíssima. Oriente seus alunos a consultarem suas anotações, livros didáticos e materiais de estudo relevantes para se certificar de que possuem um conhecimento sólido em todas as áreas. Aulões de revisão podem ajudar nisto.
  • Ofereça simulados: Aplique simulados do ENADE para familiarizar seus alunos com o estilo das perguntas e praticar sua velocidade e precisão na resolução dessas questões. Utilize as provas anteriores disponíveis para download no site do INEP, como vimos anteriormente.
  • Estimule a formação de grupos de estudo: Incentive os alunos a formarem grupos de estudo com outros estudantes que também irão prestar o ENADE. Discutir e compartilhar conhecimentos com os colegas pode ser muito útil para esclarecer dúvidas e ampliar a compreensão dos assuntos.
  • Disponibilize materiais complementares: Além dos materiais do curso, os alunos devem buscar por recursos adicionais, como livros, artigos acadêmicos, vídeos e cursos online. Esses materiais podem fornecer uma perspectiva diferente e aprofundar seu conhecimento. A TeleSapiens oferece um rico acervo de pílulas de conhecimento para o seu aluno praticar. No final deste artigo vamos lhe mostrar como acessá-las.
  • Anotações e resumos: Enquanto estuda, oriente seus alunos a fazerem anotações e resumos dos principais conceitos e pontos-chaves. Isso os ajudará na revisão posterior e na consolidação do aprendizado. Se você é assinante do catálogo QualiSuper da TeleSapiens, pode utilizar os mapas conceituais disponíveis nas trilhas de aprendizagem das unidades letivas de todas as disciplinas. O download dos slides em PPT ou PDF também pode ajudar na síntese do conhecimento.
  • Gerenciamento do tempo: Instrua seus alunos a criarem um cronograma de estudos realista, de modo a organizar o tempo de forma eficiente. Sugira períodos regulares para revisar diferentes assuntos e os oriente a evitar deixar tudo para a última hora.
  • Prática de redação: A redação é uma parte importante do ENADE em alguns cursos. Ofereça oficina de escrita de textos dissertativos sobre temas relacionados às áreas dos cursos, seguindo as orientações e critérios de avaliação do exame.
  • Atualize seus alunos: Mantenha seus alunos informados sobre as atualidades de suas respectivas áreas de estudo. Oriente-os a acompanhar notícias, eventos, pesquisas recentes e debates relevantes. Isso pode ser útil tanto para as questões objetivas quanto para a redação.
  • Saúde em primeiro lugar: Uma preparação eficaz também envolve cuidar de si mesmo. Alerte seus alunos sobre a importância de uma boa alimentação, dormir o suficiente e fazer exercícios físicos. Isso o ajudará a manter a mente e o corpo em boas condições para o exame.

O que a TeleSapiens pode oferecer a seus alunos para melhorar seu desempenho no ENADE?

Recentemente a TeleSapiens, em parceria com a Hoper, lançou um programa de incentivo para as instituições de ensino que são clientes ou parceiras das duas empresas se beneficiarem com o produto Pílulas ENADE.

Estamos falando de um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente na loja Play Store do Android (e brevemente também no Apple Store para iOS). Por meio deste aplicativo, o estudante consegue resolver questões simuladas, com pílulas de conhecimento em vídeo sobre os assuntos atinentes às respectivas questões.

Na versão gratuita, o aplicativo traz apenas as questões referentes à formação geral, com pílulas de conhecimento em formato de videoaula.

Mas se você quer mesmo investir na preparação de seus alunos para gabaritar a prova do ENADE deste ano, preencha o formulário acessível pelo link abaixo e agende uma reunião com nossos consultores educacionais. Eles vão lhe apresentar um plano para você disponibilizar o simulado completo das questões ENADE de todos os cursos que serão avaliados este ano.

Interessado? Então acesse: https://www.pilulasenade.com.br/

Neste site você dispõe do link para baixar o App contendo as questões da formação geral gratuitamente, além do formulário para receber um contato de nossos consultores para o agendamento da apresentação do produto completo.

Clique aqui e entre em contato conosco!

Siga nossas redes sociais

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *