TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Saiba o que rolou no Prodeese 2023 - III Edição. - Telesapiens
Blog
set 25
Saiba o que rolou no Prodeese 2023 - III Edição

Saiba o que rolou no Prodeese 2023 – III Edição.

Inovação e Tecnologia. Este foi o eixo da terceira edição de 2023 do PRODEESE – Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação. O seminário é realizado há vários anos pela Hoper em Foz do Iguaçu e é considerado um dos principais eventos de gestão educacional do Brasil. Cerca de 70 participantes, entre mantenedores e dirigentes de instituições de ensino e edtechs, encontraram-se nesta edição para discutir o que está na pauta da inovação tecnológica aplicada ao ensino superior. Quer saber o que rolou nesta edição do PRODEESE? Então leia este artigo na íntegra. 

prodeese 3 edição

Principais temas discutidos 

Como não poderia deixar de ser, a Inteligência Artificial e o ChatGPT foram os temas mais recorrentes em todas as falas nas 12 palestras proferidas ao longo dos dois dias do seminário: 14 e 15 de setembro de 2023. Mas, além disto, alguns pontos de atenção foram muito bem colocados por mais de um palestrante, despertando muita reflexão e insights nos participantes do evento. Entre esses pontos, podemos destacar os seguintes. 

A necessidade de mudança do mind set dos professores 

A Inteligência Artificial não deve ser encarada como inimiga do professor. Ao contrário, ele deve se apropriar desta tecnologia para otimizar o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Esta foi a tônica da palestra sobre “Tecnologias para Aprendizagem”, proferida por David Stephen e Alessandra Ferreira, autores do livro “IAgora – Como as Inteligências Artificiais vão impactar a Educação e o Mundo”, além de representarem a editora TeleSapiens como CEO e diretora editorial, respectivamente. 

Após a apresentação da palestra, os autores participaram de uma sessão de autógrafos para os participantes do PRODEESE, que tiveram a oportunidade de conversar com os autores sobre a história desta obra literária, considerada pioneira na abordagem da IA aplicada ao segmento educacional. 

O concorrente que não era concorrente 

As tecnologias educacionais estão evoluindo tão rapidamente que as barreiras de entrada de novos conceitos e propostas de ensino estão sucumbindo e dando espaço para empresas que começam a concorrer com as instituições de ensino tradicionais. Entrantes no mercado do ensino superior como a Descomplica e a Grancursos comprovaram isto quando obtiveram muito sucesso na oferta de cursos de pós-graduação e, agora, também de graduação, trazendo consigo um DNA de inovação e disrupção no jeito como atuam nesse mercado. 

A entrada de novos concorrentes que vêm de onde menos se espera foi tratada como uma tendência pelos conferencistas do PRODEESE. Em algumas das palestras, os cases do Quero Bolsa e do Passei Direto foram citados como a próxima onda de concorrentes disruptivos. Inicialmente, essas empresas eram simples edtechs, oferecendo soluções para o mercado educacional. Agora eles mesmos já estão atuando no mercado B2C, oferecendo cursos online, como é o caso do Passei Direto, e expansão de polos EAD, no caso do Quero Bolsa, que acaba de lançar a unidade de negócio Quero Polo. Outras iniciativas como a Multifaculdade, com o conceito de multipolos EAD, entre outras, já se apresentam como modelos diferenciados de atuação no ensino superior.  

Desse modo, se as instituições de ensino não se reinventarem, entrantes como esses literalmente roubarão suas demandas gradativamente, oferecendo valor agregado para os estudantes que já não estão consumindo o velho e cansado modelo educacional baseado em sala de aula e transmissão de conhecimento unidirecional vindo do professor. 

O abismo entre os mundos acadêmico e empresarial 

Vários palestrantes levantaram a mão ao abordarem um tema de suma importância para o ensino superior brasileiro: a imensa distância entre a formação oferecida pelas instituições de ensino e as reais necessidades do mundo corporativo. Isto faz com que as empresas busquem soluções próprias para formar a sua mão de obra, prescindindo cada vez mais do diploma formal em detrimento das habilidades que elas tanto necessitam em seus talentos. 

Este abismo existente entre a academia e o mundo empresarial representa uma ameaça crescente às instituições de ensino tradicionais, que insistem em seus modelos conteudistas de educação, em completa desconexão com as dores e necessidades do mundo corporativo. 

Enfim, um case de sucesso na conexão IES-Empresas 

Wagner Sanches, Pró-Reitor Acadêmico da FIAP, apresentou o case de sucesso de uma das mais inovadores e disruptivas instituições de ensino superior do Brasil. A FIAP conseguiu implantar, com sucesso, a metodologia PBL (Project Based Learning) ou ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) em todos os seus cursos. Mas, diferentemente de outras instituições, ela conseguiu se articular visceralmente com o mercado corporativo, introduzindo as empresas como stakeholders dos projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo de seus cursos.  

Desse modo, os estudantes desenvolvem projetos reais, baseados em necessidades e dores sinalizadas pelas empresas parceiras. Em muitos desses casos, essas mesmas empresas absorvem os alunos em seus times de projeto, elevando significativamente o grau de empregabilidade de seus cursos. 

Além de elevar a taxa de empregabilidade de seus alunos, a FIAP consegue valorizar o seu produto, praticando tickets médios significativamente elevados quando comparados com os de outras IES que ofertam os mesmos cursos. Por exemplo, a mensalidade média de um curso de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas gira em torno de R$ 150,00. No caso da FIAP, este mesmo curso consegue ser oferecido com uma mensalidade média de mais de R$ 1.000,00; e ainda na modalidade de EAD. 

Inteligência Artificial na gestão 

Fábio Cespi, CEO da Lyceum, uma edtech que oferece um dos mais famosos e populares sistemas de gestão empresarial do mercado acadêmico, demonstrou como a Inteligência Artificial pode ser determinante na escalabilidade do atendimento ao aluno. Através do Lyceum, é possível atender inúmeras demandas dos estudantes sem a necessidade de se alocar recursos humanos para este fim. Um chat bot baseado em machine learning é capaz de reduzir significativamente a quantidade de atendentes humanos para absorverem as principais demandas de alunos, como dúvidas quanto à documentação, notas, pagamentos, entre outras necessidades comuns entre os estudantes e seus responsáveis financeiros. 

A TeleSapiens apoia o Prodeese 

Como uma das patrocinadoras do PRODEESE, a TeleSapiens se faz presente em todas as edições deste programa de formação de empresários e executivos, palestrando e apresentando suas soluções educacionais para as instituições de ensino participantes. Uma das soluções mais procuradas nesses eventos tem sido o banco de questões e pílulas de conhecimento sobre o ENADE. Este ano, a TeleSapiens está disponibilizando as Pílulas Enade 2023 gratuitamente para todos os parceiros e clientes da Hoper e da própria TeleSapiens, com mais de 30 questões por simulado, com comentários sobre a resolução dessas questões em vídeo. 

Interessado nas Pílulas ENADE para preparar seus alunos? 

Acesse hoje mesmo o site www.pilulasenade.com.br, preencha o formulário, e solicite a implantação dos simulados do ENADE 2023 para preparar seus alunos de forma eficaz.  

Clique aqui e entre em contato conosco!

Siga nossas redes sociais

    

www.telesapiens.com.br  

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *