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Carga horária nos cursos em EaD: como funciona? - Telesapiens
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abr 05
Carga horária nos cursos em EaD: como funciona?

Carga horária nos cursos em EaD: como funciona?

Carga horária nos cursos em EaD: Um questionamento muito comum nas instituições de ensino, e uma grande preocupação por parte dos órgãos reguladores, é a dúvida sobre como calcular a carga horária de um componente curricular na modalidade de Educação a Distância (EaD). Como se faz isso? Chute? Estimativa? Leia este artigo na íntegra e descubra como chegar a um consenso sobre carga horária na EaD.

Fonte: Freepik

Como calculamos a carga horária no ensino presencial?

Calcular a carga horária no ensino presencial parece ser uma atividade simples e direta, afinal, é só medir o tempo em que o aluno passa sentado em uma cadeira de sua sala de aula para se obter a carga horária de seus estudos. Correto? Negativo. A medição da carga horária no ensino presencial ignora, na maioria dos casos, o tempo que o aluno necessita despender para estudar em casa, revisar a matéria para a prova, entre outras atividades pedagógicas, longe dos olhares atentos de seus professores.

Mas, e se de repente começássemos a contabilizar todas essas horas, o que aconteceria com os cursos presenciais que as instituições de ensino ofertam no Brasil? A resposta é óbvia, veríamos a carga horária desses cursos mais que dobrarem, pois está mais que provado que a aprendizagem do aluno não se dá apenas na sala de aula. Ela se estende ao longo das semanas e meses em que o aluno precisa estudar.

A carga horária nos cursos em EaD

Na EaD, as instituições aprenderam a fazer essa lição de casa, quantificando os tempos necessários para os alunos consumirem conteúdos, interagirem com outros alunos e seus tutores, desenvolverem atividades, submeterem-se a exames, entre outras tarefas cognitivas. É como se a sala de aula fosse apenas um dos recursos didáticos de que o aluno dispõe em seu processo de aprendizagem.

Tempos e movimentos no ensino a distância

A pandemia da COVID-19 veio descortinar uma triste realidade: as instituições de ensino ainda não aprenderam a lidar com a necessidade da EaD como recurso alternativo em seus processos de ensino-aprendizagem. O resultado desastroso do então chamado ‘ensino remoto’ demonstrou claramente que não é trocando a sala de aula presencial por uma virtual que o resultado cognitivo será o mesmo para o aluno. Ao contrário, manter a atenção desse estudante em uma sala de videoconferência foi um verdadeiro desafio para professores despreparados, gestores confusos e assustados, e toda uma sociedade pega de surpresa com os efeitos educacionais impostos pela pandemia.

No entanto, aquelas instituições que já haviam amadurecido o sistema de educação a distância ao longo de sua história obtiveram bastante sucesso naquele difícil contexto em que vivemos. Elas sabiam que o tempo de uma aula presencial não poderia ser o mesmo de uma aula transmitida ao vivo através de plataformas de streaming. A duração dos encontros síncronos nessas teleaulas tinham que ser menores para não impor um pesado castigo a alunos e docentes.

Mas, o que fazer com o restante da carga horária a ser cumprida? Este foi o ponto de virada na chave da qualidade da educação a distância em relação ao ensino remoto. As instituições maduras na modalidade de EaD sabiam que a aula síncrona teria que ser apenas um encontro de orientações gerais e engajamento para os alunos desenvolverem suas atividades assíncronas, como tarefas, dissertações, experimentos e projetos. E isto leva tempo, muito mais tempo do que uma aula dentro ou fora da sala de aula.

Calculando a carga horária em cursos EaD de um componente curricular

Dentro desta ótica, ficou mais fácil se chegar a uma metodologia de estimativa da carga horária a distância de um curso, disciplina ou trilha de aprendizagem. Vamos estudar um case?

Para isto, consideremos uma disciplina do catálogo QualiSuper da TeleSapiens. Embora uma dessas disciplinas disponha apenas de 80 minutos de vídeo, ela é calculada para ser ofertada em uma carga horária de 80 horas. Como isto é possível?

Observe a distribuição das horas consumidas por um estudante típico que aprende em função de uma disciplina QualiSuper da TeleSapiens:

Recurso Métrica Carga horária estimada
Vídeos ou podcasts 16 vídeos de 5 minutos à 80 minutos 160 minutos, considerando que o aluno precise reprisar cada um dos vídeos à 3:00h (~)
E-books 4 e-books de 40 a 60 páginas à 240 páginas Considerando uma lauda de 300 palavras e uma velocidade de leitura média de 200 palavras por minuto, e ainda reservando um tempo para a releitura e compreensão de cada lauda à 12:00h (~)
Slides 4 arquivos PPT/X de 20 slides à 80 slides Assumindo que o aluno revisará a matéria pelos slides, que são o resumo do e-book, teremos um tempo médio equivalente à metade do tempo de leitura dos e-books à 6:00h (~)
Desafios colaborativos em fórum 4 atividades de pesquisa aplicadas em sala de aula invertida com moderação da tutoria no fórum Entendendo que o aluno irá realizar pesquisas sobre os temas a serem aprendidos, discutindo com seus colegas no fórum do ambiente de estudos, teremos um tempo estimado de 4 horas por desafio colaborativo à 16:00h (~)
Avaliações online 4 questionários com 10 questões objetivas randomizada a partir de um banco com 25 questões (100 para toda a disciplina) O tempo estimado para a resolução de uma questão é de 5 minutos. Considerando o tempo de mais 15 minutos para o aluno estudar/revisar o conteúdo relacionado a cada uma das questões, teremos o tempo de 20 minutos por questão à 13:00h (~)
Atividades contextualizadas 4 atividades como pesquisas, relatórios, visitas técnicas, elaboração de programas, produção de vídeos, etc. De todas as atividades, esta é a mais complexa de ter sua carga horária estimada. Entendendo que o aluno irá desenvolver atividades complexas, como o desenvolvimento de programas, produção de vídeos experimentos laboratoriais, e até visitas técnicas, cada atividade contextualizada pode durar até 6 horas à 24:00h (~)
Revisão da disciplina pelo mapa conceitual e game educativo 4 mapas conceituais e 1 game educativo na última unidade letiva A estimativa para o aluno revisar os principais conceitos e ensinamentos desenvolvidos ao longo da disciplina é de 1 hora por unidade letiva, em média à 4:00h (~)
Prova final aplicada presencialmente no polo EaD 1 questionário com 20 questões objetivas O tempo estimado para a resolução de uma questão é de 5 minutos. Considerando que esta é a prova final, não havendo mais tempo para revisão e novas atividades de estudo, o aluno consumirá 1 hora para responder às 20 questões e mais 1 hora para repetir a prova caso necessite de recuperação à 2:00h (~)
TOTAL 80:00h

Claro que estamos falando de uma estimativa baseada em tempos e movimentos realizados pela média dos estudantes. Na prática, esta carga horária poderá ser menor ou maior que a calculada na tabela acima. Você pode adequar essas cargas horárias à realidade de seu projeto pedagógico.

A importância das métricas seguras para carga horária nos cursos em ead

Quer seja para demonstração da carga horária aos órgãos reguladores do ensino, como o MEC – Ministério da Educação (no caso do ensino superior) e os Conselhos Estaduais de Educação (nos cursos técnicos), ou para estabelecer um padrão na produção e oferta de conteúdo, sua instituição de ensino precisa calcular e uniformizar suas métricas de carga horária para todos os seus componentes curriculares.

No caso das disciplinas da TeleSapiens, cada uma delas pode ser subdividida em 4 unidades letivas independentes, ou seja, sem pré-requisitos entre elas. Desse modo, você pode considerar que uma única disciplina de 80 horas pode dar origem a 4 disciplinas de 20 horas.

Se seu projeto pedagógico não trabalha com componentes curriculares de 80h, mas sim de 60h, basta considerar cada unidade letiva com a carga horária de 15h ao invés de 20h. Em nenhum ponto do material didático do catálogo QualiSuper existe menção à carga horária, o que significa que você pode adequar o conteúdo TeleSapiens ao seu projeto pedagógico, combinando as unidades letivas para formar novas disciplinas.

Vamos assinar o catálogo QualiSuper?

Além de toda a flexibilidade curricular oferecida pelo catálogo QualiSuper da TeleSapiens, você ainda conta com uma tecnologia capaz de proporcionar a personalização extrema de seu acervo de disciplinas, incluindo a renomeação dos títulos dos componentes curriculares, implementação de sua identidade visual nos recursos didáticos, e ainda a cocriação de todo o conteúdo, ou seja, o material didático pode ser editado por você, seus professores e até mesmo, caso você assim o permita, por seus alunos. Desse modo você pode ter um conteúdo exclusivo e customizado para a sua instituição de ensino.

Com o catálogo QualiSuper, você conta com cerca de 1.200 disciplinas de 60h ou 80h, podendo combinar suas unidades letivas entre elas, formando assim mais de 4.800 disciplinas de 15h ou 20h. Mas este número pode ser ainda bem maior. Como as unidades letivas são independentes, o número de combinações possíveis entre elas é incalculável, permitindo que você ofereça mais de 80 cursos de graduação, 180 pós-graduações, 90 cursos técnicos, 1.200 cursos de qualificação profissional, ou ainda 4.800 cursos de extensão universitária.

Então o que você está esperando para se tornar um cliente TeleSapiens? Assine o catálogo QualiSuper para ter acesso a esses e muitos outros recursos tecnológicos de vanguarda.

Acesse nosso site e solicite uma apresentação completa. Nossos assessores pedagógicos estão à sua espera!

Website: www.telesapiens.com.br

WhatsApp: (41)99689-0362

PABX: (41)4042-1446

E-mail: atendimento@telesapiens.com.br

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