TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Titulação dos professores: importância para o regulatório - Telesapiens
Blog
mar 27
Titulação dos professores: importância para o regulatório

Titulação dos professores: importância para o regulatório do MEC

Você já conferiu a titulação de seus professores e coordenadores antes de submeter seu formulário ao INEP/MEC? Embora isto não tenha uma relação direta com a qualidade do ensino, a titulação docente ainda é um indicador importante para a aferição do conceito de sua instituição de ensino superior (IES) na avaliação do MEC. Neste artigo vamos abordar alguns pontos de atenção e dicas relevantes para você maximizar a nota de seu corpo docente na avaliação de seu projeto de credenciamento e/ou autorização de cursos.

titulação dos professores

Fonte: Freepik

Quais as titulações dos professores que pontuam e as que não pontuam?

As titulações acadêmicas possíveis para um profissional de nível superior são as seguintes:

  1. Especialista: Titulação mínima exigida para o exercício da docência no ensino superior, este título é conferido a concluintes de cursos de pós-graduação lato-sensu, podendo ser considerada na avaliação, mas sem pontuar para efeito da composição da nota final do seu corpo docente.
  2. Mestre: Recebe uma pontuação maior refletindo a importância da formação stricto-sensu (mestrado) para a docência e pesquisa no ensino superior. Em termos práticos, a sua IES precisa maximizar a ocupação de posições docentes detentores deste título formativo.
  3. Doutor: A titulação de doutorado é altamente valorizada nas avaliações do MEC, refletindo o alto nível de especialização, pesquisa e contribuição acadêmica que um docente com essa qualificação traz para o ensino superior. Desse modo, um docente com doutorado recebe a pontuação máxima do instrumento de avaliação do INEP/MEC.
  4. Pós-doutor: Embora o pós-doutorado não seja uma titulação formal como o mestrado e o doutorado, experiências de pós-doutorado podem ser consideradas como um diferencial positivo, agregando valor à qualificação do docente, especialmente em termos de experiência de pesquisa e atualização acadêmica. No entanto, docentes com pós-doutorado não pontuam mais do que os doutores.

Fatores relevantes para a pontuação docente e a titulação dos professores

Além das titulações, outros fatores como experiência profissional, publicações, participação em projetos de pesquisa e extensão, e a adequação do corpo docente à área de conhecimento do curso também são considerados na avaliação. É importante se certificar que o docente possui pós-graduação stricto-sensu em uma área de conhecimento condizente com o curso no qual ele irá lecionar ou coordenar.

Reunimos aqui algumas dicas para você maximizar a nota de sua instituição quanto ao corpo docente e de coordenadores de curso:

  1. Procure alocar seus mestres e doutores em posições relevantes em termos de carga horária, como professores em tempo integral, coordenadores de curso e membros integrantes do NDE – Núcleo Docente Estruturante.
  2. Tutores também pontuam, ou seja, em um projeto de credenciamento ou autorização de cursos em EaD, os tutores são considerados como professores, tendo sua formação acadêmica devidamente pontuada.
  3. Para otimizar seus esforços e reduzir seu custo de folha docente, você pode alocar um tutor ou professor de um curso como coordenador em outro, e vice-versa. Desse modo você pode aproveitar as melhores titulações disponíveis nas posições que melhor pontuam em seu projeto.
  4. Para reduzir o seu custo-docente, utilize tutores de conteúdo (ou conteudistas) para efeito de titulação, e monitores generalistas para exercer o atendimento de primeiro nível aos alunos.
  5. Não utilize o termo ‘tutor’ em profissionais generalistas como tutor-guardião e tutor-presencial. Ao invés disto, considere intitulá-los como monitores, que são profissionais considerados como pertencentes ao corpo técnico-administrativo. Desse modo você maximiza a sua pontuação sem despender muitos recursos financeiros no atendimento aos alunos nesta modalidade.

Otimizando o corpo docente sem abrir mão de sua nota

Estatísticas comprovam que menos de 10% das demandas dos alunos se referem a dúvidas sobre o conteúdo. O restante se distribui entre problemas técnicos, administrativos e financeiros, facilmente solucionados por um Helpdesk.

Então, para maximizar a avaliação docente de sua instituição, utilize o atendimento piramidal na tutoria de sua IES. Ou seja, o tutor-formador (docente que atende o aluno na área específica do curso) pode ser demandado pelo tutor-guardião (ou, preferencialmente intitulado de monitor).

Desse modo, você pode escolher professores com as melhores titulações para suprirem apenas 10% das demandas, o que exige uma carga horária bem menor do que a suportada pelos tutores guardiães (monitores).

Qual o melhor momento para qualificar seu corpo docente quanto à titulação dos professores?

A avaliação docente praticada pelo instrumento regulatório do INEP avalia indicadores como a titulação docente apenas no momento da visita de verificação da autorização ou do reconhecimento de um curso ou instituição. Isto significa que você pode realizar as devidas alocações ou realocações docentes em função das visitas de verificação, pois apenas o recorte temporal desta composição será avaliada pelo MEC.

Políticas de incentivo à qualificação docente para a titulação dos professores

Se o seu quadro docente não está devidamente qualificado quanto à titulação no momento da autorização do curso, é importante lançar mão de políticas que incentivem a progressão acadêmica desses profissionais. Desse modo, é possível unir os dois mundos: regulatório e a vida real. Quando esses dois mundos se unem e começam a falar a mesma linguagem, dizemos que a IES atinge um novo patamar em termos de qualidade do ensino.

Como a TeleSapiens pode contribuir com a elevação da nota de titulação do seu corpo docente?

A TeleSapiens é a única editora que oferece seus autores para comporem o quadro de tutores conteudistas de seus clientes. Funciona assim:

  1. Sua IES assina o catálogo QualiSuper da TeleSapiens
  2. Prontamente você dispõe do lattes dos autores para pôr em seus PPCs
  3. Após a assinatura de um NDA a TeleSapiens envia os dados de cadastro desses autores
  4. Todos os autores são mestres ou doutores em suas respectivas áreas de atuação

Mas, atenção! Isto não significa que você não precise mais de tutores para atuarem em sua IES. Os tutores conteudistas apenas se responsabilizam pelo conteúdo disponibilizado para seus alunos, necessitando ainda que a sua instituição disponibilize tutores formadores (aqueles que interagem diretamente com os alunos).

Assine o catálogo QualiSuper e monte sua tutoria de conteúdo

Para contar com um time de conteudistas altamente qualificado, você pode assinar o catálogo QualiSuper da TeleSapiens. Desse modo, além de economizar com a contratação de tutores conteudistas, você passará a ter uma tecnologia capaz de proporcionar a personalização extrema de suas disciplinas, incluindo a renomeação dos títulos dos componentes curriculares, implementação de sua identidade visual nos recursos didáticos, e ainda a cocriação de todo o conteúdo, ou seja, o material didático pode ser editado por você, seus professores e até mesmo, caso você assim o permita, por seus alunos. Desse modo você pode ter um conteúdo exclusivo e customizado para a sua instituição de ensino.

Com o catálogo QualiSuper, você conta com cerca de 1.200 disciplinas de 60h ou 80h, podendo combinar suas unidades letivas entre elas, formando assim mais de 4.800 disciplinas de 15h ou 20h. Mas este número pode ser ainda bem maior. Como as unidades letivas são independentes, o número de combinações possíveis entre elas é incalculável, permitindo que você ofereça mais de 80 cursos de graduação, 180 pós-graduações, 90 cursos técnicos, 1.200 cursos de qualificação profissional, ou ainda 4.800 cursos de extensão universitária.

Então o que você está esperando para se tornar um cliente TeleSapiens? Assine o catálogo QualiSuper para ter acesso a esses e muitos outros recursos tecnológicos de vanguarda.

Acesse nosso site e solicite uma apresentação completa. Nossos assessores pedagógicos estão à sua espera!

Website: www.telesapiens.com.br

WhatsApp: (41)99689-0362

PABX: (41)4042-1446

E-mail: atendimento@telesapiens.com.br

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.