TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Síncrono ou Assíncrono: o que é melhor para a aprendizagem do seu aluno? - Telesapiens
Blog
jun 16

Síncrono ou Assíncrono: o que é melhor para a aprendizagem do seu aluno?

No mundo do ensino a distância, há uma variedade de abordagens para entregar conteúdo educacional aos alunos. Duas dessas abordagens são o conteúdo síncrono e o conteúdo assíncrono. Ambas têm suas vantagens e desafios. Neste artigo, vamos explorar a diferença entre esses dois tipos de conteúdo e discutir qual deles pode ser melhor para a aprendizagem do seu aluno. Então, vamos começar!

Síncrono ou Assíncrono

Conteúdo síncrono: aprendendo em tempo real 

O termo síncrono significa algo que acontece em dois ou mais locais ao mesmo tempo. Portanto, o conteúdo síncrono se refere a aulas, reuniões ou interações que ocorrem em tempo real, onde alunos e professores estão conectados simultaneamente. Nesse formato, os alunos participam ativamente das atividades e têm a oportunidade de interagir com seus colegas e professores “just in time” (em tempo real). 

Podemos elencar algumas vantagens do conteúdo síncrono: 

  • Interação em tempo real: o conteúdo síncrono permite que os alunos se envolvam diretamente nas discussões e interações com seus colegas e professores. Isso promove uma sensação de comunidade e colaboração, além de facilitar a troca imediata de ideias e feedback. 
  • Resolução de dúvidas instantâneas: durante as aulas síncronas, os alunos têm a oportunidade de fazer perguntas e receber respostas imediatas, o que pode acelerar o processo de aprendizagem e evitar a acumulação de dúvidas. 
  • Sensação de presença: o conteúdo síncrono pode ajudar a combater a sensação de isolamento que alguns alunos podem experimentar no ensino a distância. Ao participar de aulas ao vivo, os alunos se sentem conectados com seus professores e colegas, o que pode aumentar a motivação e o engajamento. 
  • Atualização e correção do conteúdo: considerando que o aluno também dispõe de um conteúdo assíncrono para estudar, é nas aulas síncronas que o professor tem a oportunidade de sinalizar alguns temas ou abordagens inconsistentes em seu material de estudo assíncrono, aperfeiçoando ainda mais a qualidade do ensino-aprendizagem. 

Mas, por outro lado, também podemos apontar algumas desvantagens do conteúdo síncrono: 

  • Dificuldade de conciliação das agendas:  a experiência mostra que é praticamente impossível garantir a frequência em 100% dos alunos em uma aula ao vivo. Fatores como perda ou lentidão na conexão com a Internet, desvio da atenção do aluno por eventos locais em seu ponto de acesso, entre muitos outros, favorecem a abstenção ou a inassiduidade dos alunos nesses momentos síncronos. 
  • Habilidade do professor: ministrar uma aula presencial não é a mesma coisa de transmitir um conteúdo síncrono via Internet. Alguns professores sentem dificuldade em manusear as ferramentas de interação digital, privando-se de lançar mão de vários recursos que, em sala de aula, ele utilizaria.  
  • Mediação instantânea: a partir de um certo número de alunos on-line em uma aula síncrona, fica muito difícil para o professor responder dúvidas e até mesmo dar a devida atenção a seus alunos. Isto se torna um desafio quando se pretende escalar a quantidade de alunos no sistema de ensino a distância utilizando este formato de conteúdo. 
  • Alto custo operacional: especialmente para a instituição de ensino, o custo operacional do processo de ensino-aprendizagem baseado em conteúdo síncrono é elevado, pois exige a intervenção do professor durante longas horas de interação com o aluno. 

Conteúdo assíncrono: flexibilidade para aprender no seu ritmo 

O conteúdo assíncrono, por outro lado, refere-se a materiais de aprendizagem disponibilizados aos alunos para acessar e estudar em seu próprio tempo e ritmo. Isso pode incluir gravações de aulas, leituras, vídeos pré-gravados, fóruns de discussão e atividades individuais. Ainda que assistido por tutores on-line, o estudo assíncrono pressupõe que o aluno estará sozinho na maior parte do tempo, sendo as interações com a tutoria, na maioria das vezes, por mensagens não-instantâneas. 

O conteúdo assíncrono oferece uma série de vantagens para o processo de aprendizagem do estudante. Vamos conhecê-las? 

  • Flexibilidade de horários: com o conteúdo assíncrono, os alunos têm a liberdade de acessar o material de aprendizagem quando for mais conveniente para eles. Isso é especialmente benéfico para alunos que têm responsabilidades pessoais ou profissionais que podem interferir em horários fixos. 
  • Autonomia e autorregulação: ao trabalhar com conteúdo assíncrono, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de autorregulação e autodisciplina, aprendendo a gerenciar seu tempo e ritmo de estudo de forma independente. 
  • Acesso a recursos variados: o conteúdo assíncrono oferece a possibilidade de incorporar uma variedade de recursos, como vídeos, textos, áudios e atividades interativas. Isso permite que os alunos explorem diferentes formatos e encontrem aqueles que se adequam melhor às suas preferências de aprendizagem. 
  • Baixo custo operacional: como o conteúdo assíncrono não exige a mediação do professor durante todo a trilha de aprendizagem do aluno, o custo com a folha docente cai vertiginosamente, permitindo a escalada da quantidade de alunos em curso sem alterar significativamente o custo da operação. 

Mas nem tudo são flores quando se trata de conteúdo assíncrono. 

  • Alto investimento na produção: para garantir um alto nível de engajamento dos estudantes, a instituição precisa investir substancialmente na produção de conteúdo de alta qualidade, alocando recursos financeiros na: produção audiovisual; autoria, revisão e diagramação de material didático; design instrucional, confecção de games e objetos interativos de aprendizagem; desenvolvimento de simuladores para conteúdos mais práticos; etc. 
  • Desengajamento pela falta de disciplina: utilizar um conteúdo assíncrono para aprender significa estudar por conta própria, e nem todos os alunos conseguem ter esse tipo de disciplina. A falta de organização do tempo faz com que o estudante perca o timing de suas atividades, aumentando o índice de reprovação e, consequentemente, a evasão. 
  • Falta de feedbacks: ainda que se invista significativamente em um material didático de qualidade, obter o feedback avaliativo do aluno acerca dessa qualidade é difícil no modelo assíncrono. Então, para se obter esse feedback, é necessário investir em sistemas de avaliação institucional, o que torna mais complexa e cara a operação. 
  • Dificuldade de atualização: para manter um conteúdo assíncrono devidamente atualizado, é necessário manter uma equipe de autores e especialistas a postos para repercutir a alteração, extinção e inclusão de novas leis, normas, regulamentos, versões de software e tudo o mais que for modificado em todas as áreas de conhecimento abrangidas pelo conteúdo. Sim, isso mesmo que você pensou: sempre vai escapar algo que não foi atualizado. 

Enfim, o que é melhor para a aprendizagem do seu aluno? 

Agora que exploramos as características do conteúdo síncrono e assíncrono, você pode estar se perguntando: qual é a melhor opção para a aprendizagem do meu aluno? A verdade é que não há uma resposta única e definitiva, pois a escolha depende de vários fatores, como o perfil do aluno, o conteúdo específico e os objetivos da aprendizagem. 

Alguns alunos podem se beneficiar mais do conteúdo síncrono, pois apreciam a interação em tempo real, a colaboração e a possibilidade de receber feedback imediato. Isso é especialmente importante para disciplinas que exigem discussões dinâmicas, solução de problemas em grupo e a troca de ideias em tempo real. 

Por outro lado, o conteúdo assíncrono oferece flexibilidade e autonomia aos alunos, permitindo que eles organizem seu tempo de estudo de acordo com suas necessidades individuais. Alunos que têm compromissos pessoais ou horários irregulares podem se beneficiar desse formato, pois podem acessar o conteúdo quando for mais conveniente para eles. 

Uma abordagem eficaz pode ser a combinação de ambos os formatos. Oferecer aulas síncronas para interações e discussões em tempo real, juntamente com o fornecimento de conteúdo assíncrono para permitir a revisão individual e aprofundamento dos conceitos, pode ser uma estratégia equilibrada. 

Em última análise, é importante considerar as preferências e necessidades dos alunos, bem como os objetivos de aprendizagem do curso. O uso de uma variedade de métodos e abordagens pode ajudar a alcançar um equilíbrio e oferecer uma experiência de aprendizagem rica e envolvente. 

Então, não se prenda a uma única opção. Explore as vantagens de ambos os formatos e descubra qual combinação funciona melhor para o seu aluno. Afinal, o objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizagem efetiva, adaptada ao mundo digital e às necessidades individuais de cada aluno. 

Lembre-se de que a aprendizagem no ensino a distância está evoluindo constantemente, e a combinação de conteúdo síncrono e assíncrono oferece um leque de possibilidades para enriquecer a experiência educacional. O importante é estar aberto a experimentar, aprender com os resultados e ajustar o caminho conforme necessário. 

O que a TeleSapiens tem a oferecer sobre este tema? 

A TeleSapiens retira o peso do investimento na produção e na atualização do conteúdo assíncrono que você pode oferecer a seus alunos, oferecendo um conteúdo super atualizado, com inúmeros recursos didáticos interativos para engajar os alunos de seus cursos EaD. 

São mais de 2.400 unidades letivas que você pode utilizar para montar mais de 80 graduações, 190 pós-graduações, 40 cursos técnicos e centenas de cursos de extensão ou qualificação profissional. Cada uma dessas unidades dispõe de uma trilha de aprendizagem em HTML5 responsiva, com vídeos, podcasts, e-book, slides, mapa conceitual, questionário de avaliação, atividades contextualizadas, desafios colaborativos para fóruns e games educacionais, além de simuladores para disciplinas mais práticas. 

E se a sua plataforma permite a transmissão e gravação de aulas ao vivo, como é o caso do ONIactive da ONIlearning, da DRM, entre outras, cada aula vira um vídeo adicionado à trilha de aprendizagem de seu aluno, aumentando ainda mais o seu acervo de conteúdo assíncrono. E o melhor, com a cara e a personalidade de sua instituição de ensino. 

Interessado no acervo de conteúdo assíncrono da TeleSapiens? 

Então, o que você está esperando? Abrace a flexibilidade do assíncrono e a interação do síncrono para proporcionar uma aprendizagem estimulante e personalizada para o seu aluno. Vamos lá, a aventura do ensino a distância espera por você! 

Acesse: https://telesapiens.com.br e assine um de nossos catálogos para oferece a seus alunos.  

Clique aqui e entre em contato conosco!

Siga nossas redes sociais

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *