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Como orientar seu aluno a escolher o curso ideal? - Telesapiens
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jun 22
Como orientar seu aluno a escolher o curso ideal?

Como orientar seu aluno a escolher o curso ideal?

Talvez você esteja achando um pouco estranho o título desse artigo. Afinal, por que você deveria se preocupar em orientar seu aluno a escolher o curso ideal para ele? Na realidade, a escolha de um curso de graduação é uma decisão crucial na vida de um estudante. No entanto, muitos jovens ingressam nas instituições de ensino sem terem clareza sobre qual carreira desejam seguir, levando a um problema em cadeia que resulta em evasão e inadimplência. Por outro lado, as instituições privadas estão cada vez mais interessadas em captar alunos, ampliando ainda mais esse cenário preocupante. Neste artigo, discutiremos essa problemática e apresentaremos possíveis soluções para atenuar a evasão dos alunos, por meio de orientação vocacional e dicas sobre como escolher um curso que faça sentido para suas vidas. 

A falta de orientação vocacional 

Um dos principais fatores que contribui para a evasão e inadimplência no ensino superior é a falta de orientação vocacional adequada. Muitos alunos chegam às instituições sem uma reflexão profunda sobre suas aptidões, interesses e valores. Como resultado, acabam escolhendo um curso de forma impulsiva, sem considerar se ele realmente está alinhado com suas habilidades e aspirações. 

Ao ingressarem na instituição, desiludem-se rapidamente com a proposta curricular e todas as dificuldades que circundam a vida acadêmica. O resultado disto pode ser expresso por um monômio para as instituições públicas, e um binômio para as privadas: evasão e inadimplência. 

Impactos da evasão e inadimplência 

A evasão e a inadimplência trazem consequências significativas para os estudantes, instituições de ensino e sociedade como um todo. Os estudantes que abandonam seus cursos podem enfrentar dificuldades para conseguir um emprego ou enfrentar um mercado de trabalho competitivo sem uma qualificação adequada. Para as instituições, a evasão significa perda de receita e desgaste da reputação. Além disso, a sociedade sofre com a falta de profissionais qualificados em determinadas áreas, enquanto outras permanecem sobrecarregadas. 

O papel das instituições de ensino 

As instituições de ensino têm um papel fundamental na redução dos impactos dessa problemática, sobretudo da evasão. Por meio de ações voltadas para a orientação vocacional, é possível elevar o índice de retenção dos estudantes e, consequentemente, melhorar os indicadores de inadimplência, uma vez que a dificuldade financeira dos alunos é asseverada pela sua desmotivação.  

É importante que as IES invistam em programas de aconselhamento e orientação profissional, que ajudem os estudantes a identificar suas aptidões, interesses e metas de vida. Esses programas podem incluir testes vocacionais, atividades de autoconhecimento, palestras com profissionais de diversas áreas e visitas a empresas. 

Parcerias com profissionais e empresas 

As instituições de ensino também podem estabelecer parcerias com profissionais e empresas, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer diferentes campos de atuação e obter experiência prática por meio de estágios e programas de mentoria. Essas iniciativas permitem aos estudantes explorar diversas áreas antes de fazerem uma escolha definitiva, além de ajudarem a conectar a teoria acadêmica à realidade do mercado de trabalho. 

Investimento na formação de professores e orientadores 

Para que a orientação vocacional seja eficaz, é essencial investir na formação contínua de professores e orientadores. Eles devem estar preparados para auxiliar os alunos em suas escolhas, oferecendo informações atualizadas sobre as tendências do mercado de trabalho. No caso da EaD, a tutoria pode ser enriquecida com a figura do mentor profissiográfico. Algumas IES tratam essas duas equipes separadamente, valorizando sobremaneira a mentoria de seus alunos. Mas falaremos sobre isto mais adiante! 

Estímulo ao autoconhecimento 

A reflexão sobre interesses, habilidades e valores pessoais é fundamental para a escolha de um curso que faça sentido para a vida de cada estudante. As instituições de ensino podem promover atividades que estimulem o autoconhecimento, como workshops, palestras e testes vocacionais. Essas ferramentas auxiliam os alunos a identificar suas preferências e tomar decisões mais embasadas. Ferramentas de geração e processamento de formulários baseadas em metodologias como o DISC podem auxiliar nesse processo de autoconhecimento por parte do alunado. 

Mentoria e acompanhamento individualizado 

Oferecer mentoria e acompanhamento individualizado aos estudantes é outra estratégia eficaz para reduzir a evasão. Profissionais experientes e orientadores podem auxiliar os alunos no processo de tomada de decisão, fornecendo orientação personalizada, tirando dúvidas e oferecendo suporte emocional. Esse tipo de apoio contínuo aumenta a probabilidade de os alunos persistirem e concluírem seus cursos. Algumas IES oferecem um quadro de mentores fixos em sua organização, ao modo de como fazem com a tutoria. 

Informação sobre mercado de trabalho e oportunidades de carreira 

As instituições de ensino devem fornecer informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e as oportunidades de carreira em diferentes áreas. Isso pode ser feito por meio de palestras, workshops e parcerias com empresas e profissionais atuantes. Conhecer as perspectivas de emprego e as demandas do mercado auxilia os estudantes a fazerem escolhas mais alinhadas com suas aspirações e com a realidade do mundo profissional. 

Parcerias com empresas dos setores produtivos focais 

Com base nos cursos oferecidos, uma instituição de ensino superior pode firmar parcerias com empresas que possam oferecer campo de estágio, programas de residência e práticas laboratoriais avançadas, com vistas a engajar o estudante com o perfil formativo de seu curso. Atitudes como essas podem ajudar bastante no processo de retenção dos alunos. 

Flexibilidade curricular 

Uma abordagem flexível na estrutura curricular pode contribuir para a redução da evasão. Permitir que os alunos personalizem seus currículos, escolhendo disciplinas eletivas de acordo com seus interesses, pode aumentar o engajamento e a motivação. Neste sentido, a IES ainda pode seguir às diretrizes sobre a curricularização da extensão universitária, que já é regulamentada pelo MEC e prevê a integração dos alunos com projetos comunitários. Além disso, oferecer programas de dupla titulação ou a possibilidade de realizar intercâmbios acadêmicos também pode atrair e manter os estudantes interessados em completar seus cursos. 

O que a TeleSapiens tem a oferecer sobre este tema? 

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