TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Plataformas 360 graus, modismo ou tendência? - Telesapiens
Blog
abr 19
Plataformas 360 graus, modismo ou tendência?

Plataformas 360 graus, modismo ou tendência?

Se você anda procurando uma plataforma EaD para implantar em sua instituição de ensino, certamente já se deparou com algum anúncio ou publicidade de empresas afirmando serem ou terem uma solução 360 graus para você.

Mas, o que é uma plataforma 360 graus? Será mais um modismo nesse tão concorrido mercado de edtechs? Ou será uma tendência de mercado para os próximos anos?

Fique por dentro deste novo paradigma que se apresenta no mundo dos AVAs (LMS) neste artigo que escrevemos com muito carinho para você, cliente da TeleSapiens ou leitor de nossos conteúdos.

O Conceito 360 graus

No mercado de Software as a Service (SaaS), que, traduzindo da língua inglesa significa “Software como um Serviço”, os fabricantes buscam cada vez mais agregar o máximo de funcionalidades para expandir o raio de atuação de seus produtos. Um bom exemplo disto foi o que aconteceu com os famosos sistemas ERP que existem no mercado. 

Os velhos sistemas de folha de pagamento, contabilidade, controle de estoques, entre outros, foram expandindo suas funcionalidades, adicionando módulos específicos para atender a cada necessidade entendida como “genérica” de seus clientes. E, qual foi o resultado disto? Surgiram os primeiros ERPs do mercado. 

Na prática, aquele sistema de folha de pagamento começou a agregar também o controle contábil, o financeiro, o logístico, e tudo o mais que puderam integrar em termos de soluções. Surgia aí, na primeira década deste milênio, o conceito de solução 360 graus.

O mercado das edtechs viu nisso uma forma de estender o conceito para suas soluções. Empresas que detêm plataformas EaD (LMS ou AVA), assim como as que oferecem sistemas de gestão acadêmica, começaram a expandir suas funcionalidades, inicialmente integrando suas soluções com algumas plataformas livres e abertas (open source) como o Moodle e, depois, construindo, elas mesmas, seus próprios AVAs.

O que é uma plataforma educacional 360 graus?

Atender uma instituição de ensino de ponta a ponta, este é o propósito de uma plataforma 360 graus, desde a divulgação dos cursos em uma loja de e-commerce, até a emissão do certificado, passando por todos os controles acadêmicos e financeiros, além do próprio ambiente virtual de aprendizagem e conteúdos didáticos digitais embarcados. Este é o conceito de uma plataforma educacional 360 graus na atualidade.

O infográfico acima, extraído de uma das mais completas plataformas educacionais 360 graus, ilustra bem as principais funcionalidades atualmente em voga para este tipo de serviço.

DRM Educação oferece primeira plataforma EaD 360 graus do mercado brasileiro

Há cerca de três anos, a DRM Educação cunhou este conceito e lançou a primeira plataforma educacional 360 graus do mercado brasileiro.

O segmento do ensino superior passou, nas últimas décadas, por forte consolidação, gerando um mercado altamente competitivo, onde grandes grupos educacionais conseguiam integrar toda a operação, unindo mais de uma dezena de fornecedores para atender a demanda de gestão administrativa, financeira, acadêmica e até de marketing.

“Neste cenário, simplificamos esta demanda com uma solução 360 graus, devolvendo a competitividade também para as pequenas e médias instituições de ensino”, explica Jefferson Dousseau, CEO da DRM Educação.

“Acreditamos que a instituição de ensino local, ainda que possa atuar também de forma ampla em outras regiões por meio da EaD, é em sua região que ela pode gerar maior impacto social, atuando junto ao seu mercado, mas isso não a exime da necessidade de ser extremamente competitiva, e essa competitividade passa por tecnologia de ponta, integrada e com viabilidade econômica. É aí onde entra o nosso papel como edtech e fintech”, complementa Dousseau.

E para cumprir o papel de oferecer uma solução completa, de ponta a ponta, a DRM passou a integrar, desde 2019, conteúdo didático digital residente em sua plataforma.

“A DRM entrega 100% do conteúdo da TeleSapiens embarcado, o que possibilita ao cliente montar seus próprios cursos usando as mais de 500 disciplinas da TeleSapiens por meio de uma funcionalidade intitulada Fábrica de Cursos, além de já disponibilizar, montadas, mais de 140 pós-graduações prontas para lançar a IES na EaD”, complementa Dousseau.

Quais as vantagens de uma plataforma 360 graus?

A cada ano o mercado global vai ficando mais e mais competitivo. Neste contexto, é primordial que as organizações concentrem seus esforços naquilo que representa o seu core-business.

No caso específico de uma instituição de ensino, o foco do empreendimento deve estar na conquista e manutenção de seus alunos. Todo e qualquer esforço despendido com outras atividades, consideradas de “área-meio”, podem ser terceirizadas.

Este é o princípio filosófico das plataformas 360 graus. Com elas, a sua instituição pode delegar atividades, como a automação de processos e produção de conteúdo, a um ambiente customizável e personalizável, economizando despesas com folha de pagamento e outros custos com o desenvolvimento e manutenção desses processos.

Desse modo, toda esta economia pode ser revertida para o que realmente interessa, como o marketing digital para captação de alunos e a tutoria online para a manutenção e fidelização desses mesmos alunos.

Com um foco muito bem definido e um caixa lucrativo, a sua instituição ganha um enorme diferencial competitivo no mercado. Vai sobrar tempo e dinheiro para investimentos em inovação, marketing e melhoria contínua de processos. E se a sua plataforma 360 for mesmo eficiente, ela também poderá favorecer o processo de inovação e captação de alunos, como é o caso da DRM Educação, que oferece produtos agregados, como o “Boa Bolsa” e um serviço de recuperação de alunos inadimplentes.

Quer entender melhor sobre como migrar para uma plataforma EaD 360 graus?

Vem conversar com a gente. É só clicar aqui e entrar em contato com a gente.

Esperamos o seu contato de braços abertos!

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *